Anúncios

A MetSul alerta para o elevado risco de chuva localmente forte a intensa e temporais no estado de São Paulo entre esta segunda e a terça-feira. Frente fria associada a um ciclone extratropical na costa do Uruguai alcança o Sudeste do Brasil e instabiliza o tempo no estado paulista.

As condições atmosféricas se deterioram rapidamente da tarde para a noite desta segunda-feira em diversas regiões do estado de São Paulo depois de horas de sol, nuvens e calor. Grande parte dos municípios paulistas já tinha mais de 30ºC no final da manhã com 35ºC em Registro, no Sul, por influência do aquecimento pré-frontal. A estação do Mirante de Santana, na capital, estava com 31,9ºC.

A frente fria, ao encontrar a atmosfera aquecida, vai favorecer a formação de nebulosidade de desenvolvimento vertical com nuvens muito carregadas na tarde e noite de hoje, além do começo da terça-feira. O modelo WRF mostra núcleos de alta refletividade sobre o estado paulista no fim da tarde e noite de hoje.

Como se observa pela projeção do models WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas, as áreas de fortes instabilidade não são generalizadas e sim isoladas, assim ocorrências de chuva forte e de temporais entre hoje e amanhã tendem a ter caráter localizado. Não se pode afastar granizo ou vento forte isolado assim como chuva de altos volumes em curto período.

Na cidade de São Paulo, após o calor da manhã e da tarde de hoje, o tempo muda com chuva que pode ser forte em pontos da capital paulista até o final do dia. O risco de temporal não é descartado. O tempo segue instável na cidade durante a terça com chuva fraca a moderada, mas que em alguns momentos pode ser mais forte.

No decorrer da terça, o tempo começa a melhorar pelo Oeste e o Sul de São Paulo à medida que ingressa ar mais seco e o sistema frontal se desloca para Nordeste em direção a Minas Gerais e o Rio de Janeiro, mas parte da terça ainda tem chuva no estado paulista com precipitações fortes a intensas em pontos isolados.

A chuva, isoladamente forte a intensa, e os temporais se deslocam por Minas Gerais e o Rio de Janeiro entre amanhã e quarta-feira. Tempestades localizadas fortes sob a presença do ar tropical quente e úmido não podem ser afastadas. Na sequência, o sistema frontal pode trazer muita chuva no Espírito Santo.