A atividade do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma aumentou nas últimas com mais terremotos, o surgimento de novos rios de lava e a emissão de gases tóxicos. Os cientistas que monitoram a erupção confirmaram a abertura de vários novos centros emissores de lava durante o domingo no setor Nordeste do cone do vulcão.
Os rios de magma avançam na direção Noroeste por áreas que não tinham sido afetadas antes na área de Tacande, o que fará que os prejuízos aumentem na ilha.
A diretora do Instituto Geográfico Nacional (IGN) e porta-voz do Comitê Científico de Pevolca, María José Blanco, disse em entrevista coletiva que o surgimento dos novos centros causou um deslizamento de terra no flanco Nordeste do vulcão.
Imagenes de la nueva boca efusiva abierta esta mañana desde la pista Cabeza de Vaca a las 17.15 hora canaria / Images of the new effusive vent opened this morning from the Cabeza de Vaca track at 5.15 pm Canarian time pic.twitter.com/WU00TyvJEs
— INVOLCAN (@involcan) November 28, 2021
En las imágenes grabadas a las 18.00 hora canaria se puede observar en detalle la fuente de lava / In the images recorded at 6:00 p.m. Canarian time, the lava fountain can be seen in detail pic.twitter.com/o7etAIcNk2
— INVOLCAN (@involcan) November 28, 2021
Agora, a lava escoa ao Norte do percurso original dos rios de magma prévios e há o risco alto de que alcance locais antes poupados da lava que destruiu até o momento quase três mil casas e prédios em La Palma.
En este vídeo puede observarse el rápido movimiento de las coladas, que avanzan aproximadamente a 1 metro por segundo / In this video the rapid movement of the lava flows can be observed, which advance at approximately 1 m / s pic.twitter.com/UB30btDEeN
— INVOLCAN (@involcan) November 29, 2021
Os novos rios incandescentes já cruzaram uma rodovia e é bastante fluída, mas cientistas esperam que em algum momento pare ou se acumule, como ocorreu em outros centros emissores que foram abertos pela parte Sul do Cumbre Vieja.
Mais terremotos junto ao vulcão
O Instituto Geográfico Nacional (IGN) informou 128 terremotos na área afetada pela reativação vulcânica na ilha de La Palma, sendo que seis foram sentidos pela população. O maior abalo teve magnitude 5.
A sismicidade continua sob a área central do Cumbre Vieja nos mesmos locais dos dias anteriores. Dos terremotos das últimas horas, 101 foram em profundidades entre 10 e 15 quilômetros e o restante a uma profundidade de 20 quilômetrs, de acordo com o IGN.
▶️128 terremotos, 6 sentidos. 101 a profundidades 10-15 km y el resto > 20 km
▶️Mayor magnitud hoy 8:35 UTC: 5.0 mbLg
▶️Tremor valores medios (hoy ha disminuido)
▶️Reversión elevación en LP03
▶️Altura columna 9:15 UTC: 1.400 masl? https://t.co/EfEbDKHfVT pic.twitter.com/OIrpFCIsi2
— IGN-CNIG (@IGNSpain) November 29, 2021
A magnitude máxima registrada nesta segunda-feira foi de 5,0 às 8h35 UTC (5h35 em Brasília) a uma profundidade de 35 quilômetros. Em uma primeira leitura automática, o IGN registrou dois movimentos sísmicos quase simultâneos de magnitude 4,8, mas, segundo o órgão, um deles foi erro de leitura do sistema automático. Uma foi eliminado e o outro foi revisado para magnitude 5 com epicentro no município de Mazo e a e 35 quilômetros de profundidade.
A amplitude do sinal do tremor vulcânico aumentou durante o domingo, nesta segunda-feira diminuiu para os valores médios dos últimos dias no começo do dia, mas nas últimas horas voltou a aumentar com a emissão de mais lava a partir dos novos rios de magma com os centros emissores que se abriram.
Mais dióxido de enxofre e gases tóxicos
A emissão de SO2 (dióxido de enxofre) associada à pluma vulcânica medida ontem atingiu níveis muito elevados com uma taxa entre 30.000 e 49.999 toneladas por dia. Apesar do aumento, a tendência de longo prazo é de queda, considerando os dados desde o começo da erupção, quando os níveis de SO2 registrados inicialmente foram extremamente elevados.
En la instantánea a las 8:00 se aprecian claramente los depósitos de azufre (color verde amarillento) en forma circular en la ladera noroeste del volcán de La Palma.
?@TVLaPalma pic.twitter.com/9OHjdqUsyd— ?️?Rubén López ?? (@rubenlodi) November 28, 2021
A qualidade do ar devido ao SO2 registrou piora significativa nas últimas horas, atingindo níveis extremamente desfavoráveis em Los Llanos e Tazacorte e desfavoráveis em El Paso. Na área de Los Llanos, Tazacorte e El Paso, para grupos de risco e populações sensíveis, recomendou-se reduzir a atividade ao ar livre e evitar sair de casa até que a qualidade do ar seja boa ou razoavelmente boa.
Por outro lado, foram detectados gases tóxicos tanto na parte alta de Las Manchas como em Puerto Naos, o que impediu a entrada de trabalhadores. Na última noite, também foram detectados valores elevados de gases e o avanço da pluma vulcânica para Sudoeste permite prever que o acesso às áreas evacuadas não será permitido tão cedo. A altura da coluna de cinzas e gases hoje era de 1.600 metros. A presença de inversão térmica e o vento Nordeste oferecem cenário desfavorável do ponto de vista da qualidade do ar.
A erupção do Cumbre Vieja
A erupção é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.
A atividade vulcânica na parte Sul da ilha de La Palma já dura pelo menos 125.000 anos e formou o vulcão conhecido como Cumbre Vieja, ou também simplesmente como Dorsal Sur. Apesar de serem estruturas diferentes, o Cumbre Vieja pode fazer parte do vulcão Taburiente. O Cumbre Vieja entrou em erupção em 1971, 1949, 1712, 1677, 1646 e 1585.
É o vulcão mais ativo das Ilhas Canárias. As erupções ocorreram em intervalos de 20-60 anos. Exceção foi a notável dormência de 237 anos entre 1712 e 1949. Cientistas especulam que a enorme erupção de seis anos na vizinha Ilha de Lanzarote, em 1730, induziu a longa dormência em Cumbre Vieja de mais de dois séculos até 1949.