Anúncios

Alertas Trânsito/Reprodução

Chuva forte a torrencial causou alagamentos neste domingo na cidade de Buenos Aires e em diversos pontos da Grande Buenos Aires. Os volumes variaram muito de um ponto para outro, mas acumulados chegaram a passar dos 100 mm em setores da Grande Buenos Aires.


A chuva já tinha sido forte em diversos locais durante a manhã, mas ganhou força na capital da Argentina na tarde de hoje com pancadas torrenciais que logo inundaram ruas e avenidas. O volume de chuva registrado até 18h no Observatório Central de Villa Ortúzar, do Serviço Meteorológico Nacional, na capital argentina, foi de 76,6 mm.

De acordo com o meteorologista Christian Garavaglia, do SMN, outros pontos da cidade de Buenos Aires até o mesmo horário chegaram a ter 85 mm. Houve acumulados de 30 mm a 40 mm em tão-somente meia hora em alguns bairros.

Na Grande Buenos Aires, por sua vez, destacou o meteorologista argentino, os acumulados até 18h atingiam 100 mm a 115 mm em diferentes pontos, como em Haedo, El Palomar, Bella Vista e San Miguel. Em alguns lugares, como La Plata, que é a capital da província de Buenos Aires, quase não choveu.

Desde 2018, no dia da final da Libertadores entre Boca Junior e River Plate, não chovia tanto em um dia na Grande Buenos Aires, recordou Garavaglia.

Importantes ruas e avenidas da cidade de Buenos Aires, como a General Paz, ficaram alagadas na tarde deste domingo com as intensas precipitações. Alguns motoristas chegaram a abandonar seus carros em meio aos alagamentos com vias que ficaram totalmente intransitáveis pelo acúmulo de água.

A chuva intensa que atingiu a cidade de Buenos Aires está associada à circulação de umidade com um centro de baixa pressão que se aprofundou sobre o Uruguai. No final da tarde, a pressão atmosférica na capital argentina era de apenas 1000 hPa enquanto no Aeroporto de Carrasco, na área de Montevidéu, era de 1001 hPa.

Chuva localmente forte ainda pode ocorrer até o começo da segunda-feira na área da capital argentina, mas no decorrer do dia o tempo melhora. Não se descarta chuva forte também em pontos do Sul e do Leste do Uruguai.

No Rio Grande do Sul, o Extremo Sul, como no Chuí e em Santa Vitória do Palmar, pode ter pancadas. Na esmagadora maioria das cidades gaúchas, a tendência é não chover no decorrer da segunda-feira com o sol aparecendo acompanhado de nuvens ao longo do dia.

Anúncios