Semana que começa será de muita chuva no estado da Bahia. Modelos numéricos analisados pela MetSul indicam precipitação na maioria das regiões do território baiano em todos os dias desta semana com episódios isolados de chuva muito intensa e com altos volumes em curto período.
É o cenário que pode trazer alagamentos e deslizamentos de terra, além de outros transtornos. Um sistema frontal no oceano se estende até o território da Bahia e favorecerá a instabilidade com chuva localmente forte.
O fim de semana foi de estragos pela chuva no extremo Sul da Bahia, o que levou o município de Eunápolis a decretar situação de emergência pelas consequências do temporal que castigou a cidade no final da tarde de sábado.
A tempestade em Eunápolis derrubou árvores, alagou ruas e provocou falta de energia. Comitê de crise foi montado pela Prefeitura para fazer frente aos efeitos do forte temporal e auxiliar os moradores que tiveram prejuízos.
Noite com sérios danos em Eunápolis, extremo sul da Bahia! O temporal desabou na cidade, mas a cara é de furacão mesmo. Imagens circulam e mostram o imenso teto do Mineirão no chão pic.twitter.com/Jkna9hg9NF
— Fábio Botacin (@fbotacin) November 28, 2021
Gente, parte do Mineirão caiu aqui em Eunápolis.
Deus tenha misericórdia!#Tempestade #FortesChuvas pic.twitter.com/6mnoxecVTf— Elba Machado (@ElbaMachado8) November 27, 2021
Isso daqui aconteceu há algumas horas em Eunápolis. Nos próximos tweets vou compartilhar outras cenas.
Neste exato momento está tendo um bailão aqui perto de casa, como se nada tivesse ocorrido e a COVID-19 não espalhasse mais pelo ar quando as gotículas ficam maiores. pic.twitter.com/O5qS9Y0GTl— L.B. (@reallbc) November 28, 2021
Defesa Civil, Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros atuam mapeando as áreas prejudicadas e traçando ações para contornar os transtornos causados pelas chuvas, informou a prefeitura. A cobertura externa de um supermercado atacadistas desabou com a intensidade da chuva e o vento no temporal do final da tarde de sábado, mas não houve feridos.
Outros municípios da Bahia também foram atingidos por chuvas fortes neste fim de semana, como Itabela e Itabuna. Em Ilhéus, a intensa precipitação causou alagamentos. Em Itaberaba, que já está em estado de emergência por conta dos temporais desde o início do mês, houve danos em consequência das intensas precipitações.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva na Bahia nos últimos sete dias somou 83 mm em Itiruçu, 70 mm em Amargosa, 65 mm em Salvador, e 61 mm em Formosa do Rio Preto.
Em Salvador, o tempo fica mais instável durante esta segunda e ainda na terça com risco de chuva por vezes forte na cidade. No restante da semana, o sol aparece com nuvens na capital e pancadas de chuva serão isoladas e passageiras.
Os maiores volumes no decorrer da semana devem ocorrer no interior do estado, especialmente em municípios do Centro e do Sul da Bahia. Em Ilhéus, é alto o risco de chuva muito forte entre a tarde e noite desta segunda e a manhã da terça-feira. Os volumes em pontos do Sul da Bahia podem ficar entre 50 mm e 100 mm. Na sexta e no próximo sábado pode voltar a chover intensamente na região.