Um enorme ciclone extratropical atua neste domingo sobre o Atlântico Sul, em mar aberto, a Sudeste do Rio Grande do Sul. O sistema de baixa pressão tem 1.001 hPa em seu centro, assim, a despeito de parecer muito grande nas imagens de satélite, não chegar a ser um ciclone intenso.
Mesmo não sendo sistema muito profundo, o ciclone extratropical traz importantes mudanças no tempo. A tempestade no oceano impulsiona uma massa de ar frio que traz um domingo de temperatura agradável no Rio Grande do Sul.
Às 15h, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registravam marcas abaixo ou ao redor de 20ºC em grande parte do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, onde a influência do ar frio é maior. Os termômetros apontavam 17,7ºC em Canela, 19,6ºC em Canguçu, 20,3ºC em Rio Grande e 21,4ºC em Camaquã. Porto Alegre tinha 23ºC no Aeroporto Salgado Filho.
Como já destacado pela MetSul, não há expectativa de vento mais intenso pela atuação deste sistema no Rio Grande do Sul. A previsão do tempo é de vento predominantemente fraco, com momentos de moderado, na maioria das regiões gaúchas. O tempo fica pouco mais ventoso em áreas costeiras, mas como é típico do litoral.
O ar mais frio impulsionado pelo ciclone no oceano traz um amanhecer de temperatura baixa para esta época do ano nesta segunda-feira. As mínimas novamente devem ficar abaixo de 10ºC na fronteira com o Uruguai. Porto Alegre pode amanhecer com 13ºC. Na Serra, nas áreas de Caxias do Sul e Gramado, marcas de 10ºC a 12ºC ao amanhecer.
A previsão do tempo da MetSul indica que a semana inteira no estado gaúcho será marcada pela temperatura abaixo do que é normal para esta época do ano. Na metade da semana, um reforço significativo de ar frio deve avançar pela costa do Sul do Brasil e alcançar os estados do Sudeste como São Paulo e Rio de Janeiro com chuva, vento e temperatura baixa.