Chuva é esperada em Porto Alegre nesta sexta-feira, em parte do sábado e ainda durante algumas horas do domingo com abertura maior do tempo apenas na segunda-feira na capital | BRAYAN MARTINS/PMPA

A chuva não deixa o Rio Grande do Sul tão cedo. A reta final desta semana e o fim de semana vão ser marcados ainda pela instabilidade no território gaúcho com abundante nebulosidade e períodos de instabilidade com chuva intercalados com momentos sem precipitação em que se registram aberturas em que o sol até pode aparecer. No geral, contudo, a nebulosidade deverá ser a condição predominante até o domingo.

Uma área de baixa pressão que avançará do Nordeste da Argentina em direção à costa gaúcha vai manter o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Muitas nuvens cobrem o Estado e chove em todas as regiões no decorrer do dia. A instabilidade deve ser maior na madrugada e de manhã, quando a chuva será mais generalizada e forte em alguns pontos. Da tarde para a noite, a chuva cessa na maioria das cidades e alguns municípios podem até registrar aberturas, mas em áreas da Metade Norte a instabilidade segue. Com a abundante nebulosidade e o tempo instável, a temperatura, de novo, pouco varia.

No sábado, novas áreas de instabilidade se formam no decorrer do dia e trazem chuva para grande parte do Rio Grande do Sul ao longo do período. A maior parte do Estado vai começar o sábado com tempo seco e sem chuva, embora as nuvens, mas áreas de instabilidade começarão a avançar a partir do Noroeste e do Norte, levando chuva para a grande maioria das cidades gaúchas até o período da tarde.

Já no domingo, o dia começa com muitas nuvens, chuva e garoa na maioria das localidades do Rio Grande do Sul entre a madrugada e de manhã, mas, gradualmente, a instabilidade se afasta para o Norte e a chuva cessa na maior parte do território gaúcho, embora permaneça uma grande quantidade de nuvens. No Norte gaúcho, em área mais próxima de Santa Catarina, é que a instabilidade deve persistir mais no domingo com chance de chuva até o fim da tarde ou a noite.

Com a instabilidade prevista, os volumes de chuva vão aumentar no Rio Grande do Sul. Até o fim da tarde desta quinta-feira, estações tinham registrado volumes de 73 mm em Quaraí, 71 mm em Uruguaiana e Itaqui, 56 mm em Ijuí, 55 mm em Entre-Ijuís, 49 mm em Cruz Alta, 41 mm em Tupanciretã e 40 mm em Alegrete. Na maior parte do restante do Estado, os acumulados variavam entre 10 mm e 30 mm. Na Grande Porto Alegre, vales, Serra e Litoral Norte, em especial, choveu muito pouco até agora.

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul até 9h de domingo. Este e outros modelos de chuva estão disponíveis ao assinante em nossa seção de mapas. Conforme se observa na projeção do modelo, os maiores acumulados nas próximas 72 horas tendem a se concentrar do Centro em direção ao Noroeste gaúcho com registros em algumas cidades acima de 50 mm e isoladamente perto ou acima de 100 mm. Na área de Porto Alegre, a chuva mais expressiva pode cair nesta sexta e entre o final do sábado e o começo do domingo.

Apesar de que podem ocorrer aberturas temporárias, e que certamente ocorrerão em pontos do Oeste e do Norte do Estado nesta sexta e no fim de semana, em muitas cidades não há qualquer evidência que o tempo tenha uma abertura maior com sol antes de a segunda-feira. Isso porque na segunda se espera o ingresso de ar mais frio e seco de alta pressão atmosférica que deve trazer diminuição da nebulosidade e a presença do sol em muitas cidades com baixa temperatura.