Anúncios

Raios marcaram a terça-feira na Grande Porto Alegre desde o começo do dia e previsão do tempo para amanhã indica novamente trovoadas fortes na região metropolitana | Deise Bortowski

A MetSul Meteorologia alerta para um quadro de intensa instabilidade atmosférica nesta quarta-feira (25) no Rio Grande do Sul. As condições atmosféricas devem ser muito favoráveis ao registro de chuva forte a intensa com elevados volumes, granizo de variado tamanho, raios muito frequentes com intensas trovoadas e possibilidade de vendavais isolados.

Um complexo cenário meteorológico se instala no território gaúcho com uma frente fria avançando a partir do Oeste com ar mais frio na retaguarda enquanto uma área de baixa pressão vai favorecer o ingresso de ar quente em parte do Estado, notadamente no Norte e Nordeste do território gaúcho. A pressão atmosférica, ademais, cairá a valores muito baixos, em torno de 1000 hPa, o que tende a intensificar a instabilidade.


A frente fria com chuva e temporais vai começar a avançar pelo Sul do Brasil e deve alcançar ainda no decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, o Oeste e o Meio-Oeste de Santa Catarina, além do Sudoeste do estado do Paraná.

A MetSul adverte para um risco muito alto durante esta quarta de chuva forte a por vezes torrencial em diversas regiões do Estado, incluindo a área de Porto Alegre e cidades da região metropolitana.

As precipitações já são fortes durante a madrugada e de manhã em parte do Estado, mas devem ganha força na maioria das cidades da tarde para a noite. Em muitas cidades a chuva apenas desta quarta deve ficar entre 50 mm e 100 mm, o que traz a possibilidade de alagamentos e rápida elevação de arroios e córregos.

A chuva deve vir acompanhada de muitos raios, o que deve gerar intensas trovoadas. Uma faixa que se estende do Oeste, da região de São Borja, até Porto Alegre e a Lagoa dos Patos deve concentrar a maior ocorrência de raios.

Com o ingresso de ar mais quente em altitude a o avanço de ar frio a partir do Oeste, nuvens de grande desenvolvimento vertical vão se formar e devem trazer temporais. Há um risco alto de granizo que pode ser de variado tamanho e de forma isolada até médio a grande.

Não se pode descartar ainda a possibilidade de episódios muito isolados de vento forte a intenso, especialmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina e do Paraná, quando a frente fria avançar sobre a atmosfera mais aquecida na região.

Mesmo o risco de episódios muito localizados severos de vento como de tornado ou downburst (microexplosão) existe entre o Norte gaúcho e o Oeste catarinense e paranaense na chegada da frente fria na tarde e noite desta quarta-feira.

Terça-feira já teve chuva forte e temporais

A instabilidade associada a uma frente estacionária trouxe chuva forte a torrencial em alguns momentos desta terça-feira em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Porto Alegre foi uma das cidades que teve chuva por vezes forte e acompanhada de fortes trovoadas.

Os acumulados de precipitação em 48 horas até o final da tarde desta terça chegavam a 71 mm em Pelotas e Capão do Leão e 60 mm em Canguçu e Pedro Osório, de acordo com dados do Centro Nacional de Previsão de Desastres.

A chuva veio também com granizo em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. O granizo na maioria esmagadora dos locais em que se registrou o fenômeno, inclusive em pontos da Grande Porto Alegre, foi miúdo.

Na madrugada, entretanto, granizo de médio tamanho caiu de forma isolada na área rural de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo conforme registro de Flávio Cruz.

Houve ainda vento forte isolado nesta terça. Temporal localizado com vento forte atingiu durante a tarde o município de Carazinho, no Norte do Rio Grande do Sul, trazendo alguns danos menores na localidade.

Tempo melhora na quinta no Rio Grande do Sul

A quinta-feira vai começar ainda com muitas nuvens no Rio Grande do Sul. Entre a madrugada e de manhã áreas de instabilidade ainda devem trazer chuva para diversas regiões do Estado, mas com o passar das horas a chuva enfraquece e para.


Da tarde para a noite da quinta-feira se espera que o tempo melhore e firme na maior parte do território gaúcho com o ingresso de uma massa de ar seco e frio, o que pode levar o sol a aparecer em diversas áreas no período da tarde.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A partir da sexta-feira tem início uma longa sequência de dias de tempo firme e sol com noites frias e tardes amenas a agradáveis. O amanhecer da sexta será frio com as menores mínimas no Oeste e no Sul gaúcho, onde pode gear isoladamente. A partir do fim de semana se espera a elevação da temperatura.

Anúncios