Anúncios

Previsão do tempo para hoje no Rio Grande do Sul é de um quadro de enorme instabilidade atmosférica com muita chuva em parte do Estado, grande quantidade de raios, granizo e risco de vento forte isolado com a atuação de um centro de baixa pressão e de uma frente fria.

Um complexo cenário meteorológico se instala hoje no território gaúcho com uma frente fria avançando a partir do Oeste com ar mais frio na retaguarda enquanto uma área de baixa pressão mais a Leste do Rio Grande do Sul vai favorecer o ingresso de ar quente em altitude (não em superfície) em parte do Estado, notadamente no Norte e Nordeste do território gaúcho.


A pressão atmosférica, ademais, cairá a valores muito baixos, em torno de 1000 hPa, o que tende a intensificar a instabilidade. A pressão atmosférica em Porto Alegre era de 1007 hPa à meia-noite e agora às seis da manhã estava em 1005 hPa e caindo.

Chove neste final de madrugada em Porto Alegre e grande parte do interior gaúcho e com forte intensidade em diversos pontos do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre. Houve registro de granizo isolado durante a madrugada no interior.

O grande risco meteorológico hoje é chuva forte a por vezes torrencial em diversas regiões do Estado, incluindo a região de Porto Alegre e a área metropolitana. As precipitações ganham força e em muitas cidades a chuva apenas desta quarta deve ficar entre 50 mm e 100 mm, o que traz a possibilidade de alagamentos e rápida elevação de arroios e córregos.

O mapa mostra a projeção de chuva para hoje do modelo alemão Icon até 21h desta quarta-feira em que se observa a tendência de uma faixa entre o Noroeste gaúcho e a região de Porto Alegre ter acumulados muito expressivos de precipitação hoje.

A chuva vem acompanhada de muitos raios, o que deve gerar intensas trovoadas. Uma faixa que se estende do Oeste, da região de São Borja, até Porto Alegre e a Lagoa dos Patos deve concentrar a maior ocorrência de raios.

Com o ingresso de ar mais quente em altitude a o avanço de ar frio a partir do Oeste, nuvens de grande desenvolvimento vertical atuam com temporais. Há um risco alto de granizo que pode ser de variado tamanho e de forma isolada até médio.

Não se pode descartar ainda a possibilidade de vendavais isolados, especialmente na Metade Norte, quando a frente fria avançar sobre a atmosfera mais aquecida em altitude na região.

Previsão do tempo para amanhã

A quinta-feira vai começar ainda com muitas nuvens no Rio Grande do Sul. Entre a madrugada e de manhã áreas de instabilidade ainda devem trazer chuva para diversas regiões do Estado, mas com o passar das horas a chuva enfraquece e para.


Da tarde para a noite da quinta-feira se espera que o tempo melhore e firme na maior parte do território gaúcho com o ingresso de uma massa de ar seco e frio, o que pode levar o sol a aparecer em diversas áreas no período da tarde.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A partir da sexta-feira tem início uma longa sequência de dias de tempo firme e sol com noites frias e tardes amenas a agradáveis. O amanhecer da sexta será frio com as menores mínimas no Oeste e no Sul gaúcho, onde pode gear isoladamente. A partir do fim de semana se espera a elevação da temperatura.

Anúncios