Anúncios

O Paraná enfrenta uma longa sequência de dias de tempo seco e alta temperatura, mas a tão esperada chuva está a caminho do estado e vai marcar o tempo dos paranaenses no final desta semana.

Paraná por ora vai seguir com o tempo firme, sol, fumaça de queimadas e temperatura muito alta. A temperatura no município paranaense de Cidade Gaúcha superou 34ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia superou os 34ºC todos os dias desde o último dia 16, portanto o calor intenso já se prolonga em parte do território do Paraná por quase dez dias.


Muita fumaça, oriunda de queimadas no Paraguai, Bolívia, região amazônica e do Centro-Oeste do Brasil cobria na manhã desta terça-feira várias cidades do Paraná.

As condições do tempo devem começar a mudar principalmente a partir da quinta-feira, quando uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil, impulsionada por uma massa de ar frio que ingressa no Rio Grande do Sul.

Já nesta quarta a nebulosidade aumenta e o tempo começa a se instabilizar com chuva pelo Sudoeste paranaense, nas áreas do Pato Branco, Medianeira e Foz do Iguaçu. Na quinta, a chuva deve alcançar grande parte do Paraná.

Os mapas acima mostram as projeções de chuva acumulada em sete dias para o Paraná, de acordo com os modelos numéricos Icon, do serviço meteorológico da Alemanha, e CMC, do Canadá. Estes e outros mapas de precipitação estão disponíveis ao assinante na seção de mapas da nossa página.

Como se observa, a tendência é de chover em todo o Paraná na segunda metade desta semana. Chama atenção que os modelos indicam a possibilidade de elevados volumes de chuva do Centro para o Norte do Paraná, o que poderia levar precipitações mais abundantes às regiões de Maringá e Londrina.


Em Curitiba e região, a instabilidade tem início na quinta-feira. De quinta até o começo da próxima semana a nebulosidade vai predominar na capital paranaense com chance de chuva e garoa a qualquer hora.

Os mais altos volumes de chuva em Curitiba podem ocorrer quando da chegada do sistema frontal na quinta-feira e no fim de semana, quando a massa de ar frio deve enfraquecer.

Anúncios