Chuva será acompanhada de raios em diversas cidades gaúchas nesta segunda metade da semana com possibilidade de temporais isolados | FABIAN RIBEIRO

A MetSul Meteorologia alerta que os próximos dias devem ser marcados por instabilidade no Sul do Brasil, em particular no Rio Grande do Sul, com alta probabilidade de episódios de chuva localmente forte e de temporais isolados em que podem ocorrer tempestades localizadas com queda de granizo, raios e vento forte.

A semana começou com o ingresso de uma massa de ar seco e frio, impulsionada por ciclone extratropical intenso no Atlântico Sul, o que trouxe predomínio do sol e madrugadas com frio de 7ºC ontem e 5ºC nesta terça em São José dos Ausentes.

O padrão atmosférico, entretanto, começa a mudar. Ar mais quente vai ingressar no território gaúcho entre hoje e amanhã com tendência de aumento da umidade na atmosfera a partir desta quarta-feira, o que vai instabilizar o tempo no Rio Grande do Sul com a formação de áreas de instabilidade que trarão chuva e temporais isolados.

Assim, o sol predomina ainda nesta terça no estado gaúcho, embora não se afasta chuva por demais isolada na segunda metade do dia mais a Oeste. As mudanças no tempo serão muito mais significativas a partir desta quarta com aumento da cobertura de nuvens e chuva em vários pontos do Rio Grande do Sul no decorrer do dia.

Um dos riscos nesta segunda metade da semana é de chuva localmente forte, logo isolada. Na maioria das cidades gaúchas não deve chover muito. As ocorrências de precipitação intensa vão ser passageiras e localizadas.

Os mapas do nosso modelo WRF de alta resolução indicam tanto para a quarta como para a quinta núcleos de instabilidade com altos valores de refletividade que são condizentes com precipitação forte e potencial para temporais isolados, especialmente de granizo. Não se trata de situação de tempo severo generalizada, mas sim de ocorrências pontuais e localizadas.

O sol chega a aparecer com nuvens no estado nesta quarta-feira, mas ao longo do dia se espera aumento da cobertura de nuvens. Já de manhã a atmosfera se instabiliza com chuva em pontos de diferentes regiões do estado. Entre a tarde e a noite, a instabilidade aumenta e a chuva vai alcançar a maioria das cidades gaúchas em quase todas as áreas geográficas do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva isoladamente forte e com trovoadas, não se descartando temporais um tanto isolados.

Na quinta, o tempo segue instável no estado gaúcho. Chove novamente na maioria das áreas do Rio Grande do Sul em diferentes momentos do dia, embora o sol apareça com nuvens ao menos em parte da quinta-feira em diversas regiões. Segue o risco de chuva isoladamente forte com possibilidade de temporais localizados.

Na sexta-feira, o sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto no decorrer do dia uma frente fria avança pelo território gaúcho com aumento de nebulosidade e chuva na maioria das regiões. Espera-se que a máxima atividade frontal ocorra na Metade Oeste, o que significa que será a região com maior potencial de chuva e temporais com os mais altos volumes de precipitação.

No sábado, ar mais seco e ameno começa a ingressar no Rio Grande do Sul e não chove na maior parte das cidades gaúchas. Na Metade Norte, porém, alguns pontos isolados ainda podem ter instabilidade passageira na forma de chuva localizada no decorrer do dia.

Com isso, o fim de semana deve ser de tempo firme e a presença do sol na maior parte do Rio Grande do Sul. O ar mais seco que vai ingressar deve trazer ainda queda de temperatura com maior resfriamento noturno que será especialmente sentido no começo do domingo, que deve ser até um pouco frio em diversas cidades gaúchas.