Amamnhecer de hoje foi frio em algumas cidades gaúchas | KRISNA PUNTEL

O Rio Grande do Sul voltou a ter uma madrugada com temperatura baixa e frio em algumas cidades nesta terça-feira, assim como antecipava a MetSul Meteorologia. As mínimas, inclusive, foram mais baixas que as de ontem em diversas localidades.

De acordo com dados de estações meteorológicas, as mínimas novamente foram de um dígito (abaixo de 10ºC) hoje em baixadas de localidades de maior altitude do estado. Fez 5,2ºC em São José dos Ausentes e 9,1ºC em Soledade.

Os termômetros indicaram ainda 10,0ºC em Getúlio Vargas, 10,6ºC em São Francisco de Paula, 11,1ºC em Cambará do Sul, 11,6ºC em Bom Jesus, 11,8ºC em Espumoso e Vacaria, 12,2ºC em Tapera, 12,3ºC em Venâncio Aires, 12,4ºC em Santa Rosa e Monte Alegre dos Campos, 12,5ºC em Ernestina, 12,6ºC em Caxias do Sul, 12,7ºC em Teutônia, 12,8ºC em Lavras do Sul e 12,9ºC em Pinheiro Machado e Barra do Ribeiro.

Mesmo a Grande Porto Alegre teve um amanhecer frio em alguns pontos da região nesta terça-feira. A menor temperatura foi observada em Gravataí com 12,4ºC. Campo Bom desceu a 14,3ºC. Em Porto Alegre, em Belém Novo, a mínima foi de 15,5ºC. No Jardim Botânico, zona Leste da cidade, a temperatura não baixou de 17,7ºC.

As noites de menor temperatura neste começo de semana foram resultado do ingresso de uma massa de ar mais seco e frio no domingo. Esta massa de ar foi impulsionada para o Rio Grande do Sul por um intenso ciclone extratropical no Atlântico Sul.

Ocorre que ar mais quente começa a retornar ao Rio Grande do Sul nesta terça e as máximas já voltam para a casa dos 30ºC em diversas localidades, mas, reitera-se, sem previsão de calor intenso. Nos próximos dias, com a atmosfera mais úmida e instável, o que vai trazer chuva, as noites terão temperatura mais elevada e mesmo abafamento em algumas cidades.