A paisagem é espetacular nesta sexta-feira no Parque Nacional do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná e fronteira com a Argentina. A vazão das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu está sete vezes acima do normal e oferece uma visão ao mesmo tempo assustadora e fascinante de um dos locais mais belos do Brasil.
A vazão nesta sexta nas cataratas atingiu mais de 10 milhões de litros por segundo, cerca de sete vezes acima da média que é de um milhão e meio por segundo. É a maior vazão dos últimos cinco anos, informou a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que faz monitoramento do fluxo de água na região.
O Rio Iguaçu, que banha o local, nasce na região de Curitiba, atravessa o estado, e deságua em Foz do Iguaçu na região em que a cidade faz fronteira com Argentina e Paraguai. Nos últimos dias choveu muito do Centro para o Sul do Paraná com inundações e acumulados de até 150 mm em alguns pontos. Na região de Curitiba, a precipitação ficou ao redor de 100 mm em vários pontos da região metropolitana em meia década, mesmo com o fenômeno La Niña atuando.
No mês de junho, historicamente, o volume de água que passa pelas Cataratas do Iguaçu tende a aumentar significativamente pela chuva. Como a chuva do final do mês de maio e do começo deste mês de junho foi extrema, a vazão aumentou enormemente nas últimas horas a ponto de ser a maior em meia década pelos dados da Copel.
Como medida de segurança, a administração do parque decidiu interditar a passarela de acesso à Garganta do Diabo. Os demais mirantes do parque seguem abertos para os turistas. Também no lado argentino, a administração do parque optou por fechar o mirante da Garganta do Diabo por razões de segurança pela “elevação extraordinária” do Rio Iguaçu.
La intendencia del Parque Nacional Iguazú informó que, durante la jornada de hoy viernes 03/06, el circuito de Garganta del Diablo permanecerá cerrado al público por razones de seguridad, debido a la crecida extraordinaria del rio Iguazú, cuyo pico máximo se espera para las 13hs. pic.twitter.com/nD7tqtq6Ii
— Parques Nacionales (@ParquesOficial) June 3, 2022
As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú, em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.
O parque nacional argentino foi criado em 1934 enquanto o parque brasileiro foi inaugurado em 1939. Ambas as áreas de proteção têm o propósito de administrar e preservar o manancial de água e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques brasileiro e argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente.