Uma nova onda de tempestades no Cone Sul da América do Sul vai ter início durante esta sexta-feira (31) a partir da Argentina e o Uruguai, devendo avançar na sequência para o Rio Grande do Sul, alerta a MetSul Meteorologia.

Montevidéu (foto) deve tert chuva forte e raios com a onda de tempestades | MARIANA SUAREZ/AFP/METSUL
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina elevou o nível de alerta para laranja na região da Grande Buenos Aires (AMBA) devido ao elevado risco de temporais nesta sexta-feira. Ao mesmo tempo, manteve um alerta amarelo para quase toda a província de Buenos Aires, com exceção do extremo Sudoeste, diante da previsão de tempestades que podem ser fortes a severas.
De acordo com o SMN, as tempestades poderão ser acompanhadas por queda de granizo, rajadas de vento superiores a 90 km/h e chuva intensa, com acumulados entre 40 mm e 80 mm, embora volumes ainda maiores possam ocorrer de forma localizada. O órgão alerta que os fenômenos podem provocar transtornos significativos, especialmente nas áreas sob alerta laranja, que inclui a Argentina.
Pela manhã, já são esperadas tempestades em diferentes pontos da província, mas o período de maior risco será entre a tarde e a noite, quando os temporais tendem a ganhar força sobre o Norte da província de Buenos Aires e a região metropolitana da capital argentina, com potencial para episódios localmente severos.
Leia tambémVento chegou a 130 km/h em temporal no Uruguai
O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) atualizou seu aviso e alertou para um episódio de tempestades muito fortes e isoladamente severas entre a tarde de sexta-feira e o sábado em todo o Uruguai. As primeiras áreas afetadas serão o Oeste e o Centro-Sul do país durante a tarde desta sexta-feira.
À noite, um novo núcleo de tempestades muito intensas ingressará pelo Sudoeste e avançará durante a madrugada de sábado em direção ao Nordeste, atingindo progressivamente o restante do território uruguaio.
O Inumet adverte que as tempestades poderão provocar chuva intensa em curtos períodos, rajadas de vento muito fortes, queda de granizo e elevada incidência de descargas elétricas. Os acumulados de precipitação devem ficar, em média, entre 60 mm e 80 mm, mas poderão ser superados de forma localizada.
Os mapas a seguir mostram a evolução da instabilidade projetada na região do Prata a partir de dados do nosso modelo de alta resolução WRF, em que se observa como fortes áreas de tempestade devem atingir na segunda metade do dia a região da cidade de Buenos Aires, deslocando-se após para o Uruguai.

METSUL
No Rio Grande do Sul, a principal preocupação não é chuva e sim vento. Antes mesmo da chegada dos temporais, o estado será atingido hoje à noite e amanhã por vento Norte quente e seco forte a intenso, que se dá com tempo firme e sem temporal, por corrente de jato em baixos níveis que trará muito calor antes da virada do tempo amanhã.
Leia tambémViolento temporal causa morte e estragos no Uruguai
Rajadas de vento Norte podem atingir 50 km/h a 80 km/h em grande parte do estado, mas em alguns pontos, como elevações e encostas, chegarão a 80 km/h a 100 km/h.
Após, quando da passagem de uma linha de instabilidade amanhã, da tarde para noite, haverá vendavais desta vez por temporais, com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h, mas isoladamente perto de 100 km/h ou mais.
A instabilidade deverá ser maior no Oeste e no Sul, uma vez que a frente deve perder força gradualmente. Em Porto Alegre, depois de horas de sol, vento quente e calor amanhã, o tempo muda no fim do dia ou no máximo o começo da madrugada de domingo.
Uma vez que a chuva deve durar pouco e na maioria dos locais não deve ter volumes altos, exceto setores mais a Oeste e isolados das demais regiões, a tendência é de que não haja impacto significativo sobre os rios já elevados. Mesmo assim, a próxima semana deverá voltar a ter diversos episódios de chuva com o retorno do ar quente ao Rio Grande do Sul, o que vai provocar uma nova sequência de dias de instabilidade.