Anúncios

Os campos amanheceram cobertos de gelo em pleno 20 de outubro em algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com a formação de geada ocorrida durante a madrugada em mais um dia que começou muito frio para esta época do ano no Sul do Brasil em inverno que resiste em ir embora.

Geada hoje em São Joaquim | Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Geada hoje em São Francisco de Paula | Nilson Wolff

As mínimas desta quarta-feira no Planalto Sul em Santa Catarina, de acordo com a Epagri-Ciram, foram de 2,6ºC no Morro da Igreja (entre Urubici e Bom Jardim da Serra), 2,8ºC em Urubici, 3,0ºC em Bom Jardim da Serra, 3,3ºC em Urupema e 3,4ºC em São Joaquim. Os termômetros indicaram ainda 4,2ºC em Curitibanos, 4,7ºC em Frei Rogério, 4,8ºC em Fraiburgo e 5,1ºC em Lebon Régis.


No Rio Grande do Sul, as mínimas de hoje foram de 3,6ºC em São Francisco de Paula, 4,4ºC em Canela e São José dos Ausentes, 5,3ºC em Farroupilha, 6,0ºC em Soledade, 6,6ºC em Bom Jesus, 7,7ºC em Gramado, 7,8ºC em Caxias do Sul, 8,3ºC em Lagoa Vermelha, 8,5ºC em Vacaria, 8,8ºC em Feliz, 9,0ºC em Teutônia, 9,6ºC em Jaguarão e Erechim, e 9,8ºC em Palmeira das Missões.

As madrugadas desta quinta e da sexta-feira no Rio Grande do Sul ainda serão com temperatura baixa na maioria das cidades gaúchas e com registros de mínimas de um dígito em diversas localidades, mas à medida que a massa de ar frio começa a perder força a tendência é de elevação das mínimas. O aquecimento será maior no período da tarde, quando na sexta-feira podem ser anotadas máximas próximas ou ao redor de 30ºC em muitos municípios em dia de acentuada amplitude térmica.


As madrugadas de segunda e terça, no começo da próxima semana, devem voltar a registrar marcas abaixo do que é normal para esta época do ano com o ingresso de ar frio entre domingo e segunda-feira após a passagem de uma frente fria no fim de semana que deve trazer chuva principalmente no sábado. Os últimos dias de outubro devem ter jornadas de temperatura mais elevada, inclusive com tardes quentes, entretanto não existe a expectativa de calor muito intenso.

Durante os primeiros 20 dias de outubro, a temperatura ficou abaixo a muito abaixo da média do mês no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul enquanto nas demais áreas do estado gaúcho e em Santa Catarina ficaram perto das médias históricas do mês. No Paraná, ao contrário, as mínimas nos primeiros 20 dias de outubro se situaram acima da média mensal. Já as máximas ficaram abaixo da média nos primeiros dois decêndios de outubro com valores muito abaixo da normal histórica das máximas em Santa Catarina e no Paraná pelo maior número de dias de tempo fechado e chuvoso.

Anúncios