Anúncios

Granizo gigante na Austrália | Redes sociais

O Bureau de Meteorologia da Austrália (BoM) confirmou que um novo recorde de tamanho de granizo registrado no país. As pedras de gelo que caíram ontem na localidade de Yalboroo tiveram até 16 centímetros de diâmetro, superando o recorde anterior de 14 centímetros do ano passado em tempestade severa no Sudeste do estado de Queensland.

“A atmosfera estava extremamente instável, o que permitiu que o granizo continuasse crescendo até que a gravidade fizesse o gelo se precipitar no chão”, escreveu o BoM em suas redes sociais sobre o novo recorde de granizo gigante observado ontem na Austrália.

As redes sociais de Queensland foram tomadas por imagens de pedras de granizo enormes, algumas maiores do que a mão de um adulto. “Isso não é granizo. Isso é mais como uma geleira”, escreveu Karen Gillick na sua página do Facebook.

O ingresso de ar muito quente no Norte da Austrália favoreceu a formação das tempestades severas que trouxeram o granizo gigante, fornecendo energia para a geração de nuvens cujos topos alcançam enormes altitudes com a formação de gelo e grandes pedras de granizo. Os territórios do Norte australiano enfrentam uma severa onda de calor que trouxe ontem máxima em Tennant Creek de 42,4ºC.

Recordes de granizo no mundo

A maior pedra de granizo já medida nos Estados Unidos tinha 20 centímetros de diâmetro em Vivian, Dakota do Sul, e caiu em 23 de julho de 2010. O granizo de Vivian também foi o mais pesado já observado no país. A pedra de granizo mais pesada do mundo foi vista em Bangladesh em abril de 1986. As enormes pedras de granizo podem se precipitar a velocidades de 150 km/h a 200 km/h, o que explica furarem vidros de automóveis e telhados.


Em 2018, uma violenta tempestade na Argentina produziu granizo gigante, levando os meteorologistas a propor um termo totalmente novo para descrevê-lo: “granizo gargantuano”, em referência a um gigante da literatura. A tempestade de 8 de fevereiro gerou pedras de gelo de até 23,7 centímetros de diâmetro em Villa Carlos Paz, na província de Córdoba, o que foi objeto de estudo internacional.

 

Anúncios