Massa de ar quente traz fim de semana de muito calor para os gaúchos | ANDERSON ALVES

A temperatura no Oeste gaúcho se aproximou dos 40ºC neste sábado em dia marcado por forte a intenso calor no Rio Grande do Sul com marcas acima da média desta época do ano em todas as regiões.

Segundo dados de estações meteorológicas oficiais, as máximas deste sábado foram de 38,9ºC em Uruguaiana, 38,7ºC em Quaraí, 37,2ºC em São Borja, 36,2ºC em São Luiz Gonzaga e Santiago, 35,9ºC em Dom Pedrito e 35,1ºC em Livramento.

O Oeste gaúcho desde o começo do mês é a região que mais sofrendo com o calor e que vai seguir com as máximas mais extremas. Quaraí, por exemplo, teve neste mês até agora 37,4ºC no dia 1º; 30,0ºC no dia 2; 28,4ºC no dia 3; 33,9ºC no dia 4; 34,7ºC no dia 5; 33,4ºC no dia 6; 34,7ºC no dia 7; 37,0ºC no dia 8, 39,5ºC no dia 9; 38,1ºC dia 10; e 38,7ºC neste sábado.

Notável neste sábado foi a máxima na estação da Barra do Chuí, no extremo Sul gaúcho, junto à fronteira com o Uruguai. A temperatura durante a tarde na estação atingiu 34,2ºC. Em regra, por ser uma estação costeira, a temperatura não sobe tanto na localidade. Praticamente todo o Uruguai está sob alerta de calor.

O domingo será outro dia quente no Rio Grande do Sul e marcado pelo predomínio do sol em todo o estado. Qualquer instabilidade será por demais isolada e passageira, entre a tarde e a noite, por conta do calor. A chance é maior no Norte gaúcho e em pouquíssimos pontos.

A massa de ar quente, que não deixará o território gaúcho nos próximos dez dias, vai manter a temperatura muito alta com outra tarde de calor. O calor mais intenso torna a ocorrer no Oeste com máximas entre 38ºC e 39ºC entre Uruguaiana e Quaraí.

Na Grande Porto Alegre, o domingo será com o predomínio do sol e algumas nuvens esparsas que aparecem mais durante a tarde. As máximas na área metropolitana novamente devem se situar entre 32ºC e 33ºC na maior parte dos municípios.