Anúncios

Os últimos dias de 2018 e o começo de 2019 serão marcados por forte onda de calor no Rio Grande do Sul. Ao menos até a próxima quinta-feira os gaúchos enfrentarão uma sequência de dias de tardes escaldantes com marcas perto ou acima de 40°C em alguns momentos.

A elevação da temperatura se acentua neste fim de semana e ganha ainda mais força na semana que vem, quando a região metropolitana de Porto Alegre, por exemplo, pode ter máximas ao redor de 40ºC. M


Há dados indicando até máximas de 41ºC a 42ºC para a quarta que deve ser de calor opressivo e o pior do dia deste período muito quente, caso do modelo europeu. O modelo americano GFS (meteograma abaixo) indica três dias seguidos em Porto Alegre com temperatura na casa de 40°C com pico de 42°C. 

Se tais dados se confirmarem, a onda de calor em seu pico vai rivalizar com as mais intensas dos últimos anos como 2010, 2013 (foto) e 2014. O aquecimento intenso propiciará a ocorrência de temporais no Sul do Brasil. Uma vez que a atmosfera estará extremamente aquecida, antecipamos que isoladamente haverá tempestades fortes e severas com potencial de danos por chuva extrema, granizo ou vendavais.


Como serão ocorrências isoladas, não se pode prever com antecedência que pontos serãoatingidos. Os temporais tendem a ser mais isolados na maioria dos dias, mas no domingo podem atingir maior número de localidades. Para quem está na praia, chuva apenas passageira e com risco de temporais breves de verão, já que grande parte do feriadão terá sol e calor.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios