Anúncios

Inundação relâmpago atingiu ontem o município gaúcho de David Canabarro após uma tempestade com chuva muito torrencial localizada. Na última segunda-feira, véspera de Natal, no município de Lavrinhas (SP), repentina inundação arrastou cabeças de gado, depois resgatadas. 

 


Essa é a época do ano em que se produzem esse tipo de ocorrências. Chuva extrema localizada em curto período provoca súbita e repentina inundação. E a água sobe com enorme rapidez com mínimo ou nenhum aviso.

Em áreas urbanas é possível buscar abrigo, mas em zonas rurais o perigo é maior. O risco é especialmente grave em áreas de relevo com cursos d’água em vales. Por isso, se for fazer uma trilha ou estiver acampando numa área de risco, ao menor sinal de chuva forte próxima (às vezes a inundação ocorre não pela chuva no ponto em que você está) busque terreno mais alto. 


Em fevereiro de 2011, dois jovens morreram em inundação relâmpago no sítio da Família Lima , em Dois Irmãos, após súbita elevação do Arroio Feitoria em temporal. No ano passado, inundação repentina destruiu um camping em Riozinho, mas os visitantes e proprietários conseguiram sair da área em segurança. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios