Chuva extrema dos últimos dias causou estragos na comunidade de Sapolândia, no município de Santa Cruz Cabrália, e em outras cidades do Sul da Bahia | RAFAEL MARTINS/GOVERNO DA BAHIA

O estado da Bahia contabiliza os estragos causados pela chuva. O Sul baiano é a região mais castigada. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), em seu último balanço da tarde de ontem, são 16 desabrigados, 5.096 desalojados e 412 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre.

Os dados correspondem às ocorrências registradas em 24 municípios atingidos. Desses, quatro estão com decreto de situação de emergência: Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte e Porto Seguro. As demais cidades afetadas pelas chuvas são: Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.

A Defesa Civil já enviou sete caminhões com donativos de kits humanitários para atender às populações, incluindo as comunidades indígenas dos municípios que se encontram em situação de emergência. Ao todo, foram encaminhadas 26 toneladas de alimentos, oito mil litros de água mineral, mil colchões, mil cobertores e 17 mil metros quadrados de lona para cobertura de encostas.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia permanece atuando nas regiões Sul e Extremo Sul. No domingo, 31 bombeiros da capital e interior continuaram no resgate de vítimas das áreas de risco na região de Santa Cruz Cabrália. Os militares também entregaram donativos às vítimas da chuva.

Houve seis ocorrências em rodovias baianas em decorrência das chuvas que ocorrem desde a sexta-feira. Dois pontos estão com tráfego em meia pista e outros quatro já foram totalmente liberados.

RAFAEL MARTINS/GOVERNO DA BAHIA

O governador Jerônimo Rodrigues sobrevoou os municípios de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cabrália na tarde da segunda-feira ao lado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos.

“Sobrevoamos a região e vimos os estragos causados pelas fortes chuvas. Viemos prestar nossa solidariedade e fizemos o combinado de continuar juntos, nesse momento de emergência e depois para a recuperação dos pontos necessários, tanto na cidade quanto na zona rural”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A massa de ar frio que chegou ao Sul da Brasil na semana passada conseguiu impulsionar uma frente fria pela costa brasileira que chegou ao Sul da Bahia, onde ao encontrar o ar mais quente e úmido acabou por gerar chuva extrema que foi amplamente alertada pelos órgãos de previsão do tempo. Estação do Cemaden registrou 406,6 mm na sexta-feira na BR-367 em Santa Cruz Cabrália. Chuva extrema que foi seguida por mais 47,2 mm no sábado e 66 mm no domingo.