Nebulosidade aumenta bastante e o tempo se instabiliza com chuva em diversas áreas do Sul do Brasil nesta terça-feira | DENIS GOERL

O Rio Grande do Sul teve uma tarde de segunda-feira de calor com temperatura mais de 5ºC acima da média desta época do ano em algumas cidades, horas antes do ingresso de sistema de instabilidade que vai trazer chuva para a maioria das regiões e já instabilizou o tempo no Oeste gaúcho e no Nordeste da Argentina.

As temperaturas máximas hoje na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia chegaram a 31,1ºC em Campo Bom, 30ºC em Teutônia, 29,9ºC em Uruguaiana e Dom Pedrito, 29,8ºC em São Luiz Gonzaga, 29,7ºC em Alegrete, 29,6ºC em Quaraí e 29,0ºC em Rio Pardo.

Já na rede de estações automáticas particulares as máxima desta segunda-feira foram de 31,3ºC em Rio Pardo, 31,2ºC em Lajeado, 30,6ºC em Itaqui e Teutônia, 30,5ºC em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, 30,2ºC em Teutônia e 30,0ºC em Santa Rosa e Maçambará.

Na Grande Porto Alegre, a tarde foi também quente. As máximas chegaram, além dos 31,1ºC de Campo Bom, a 30,7ºC em Novo Hamburgo, 30,3ºC em Parobé, 29,9ºC em Nova Santa Rita, 29,7ºC em São Leopoldo e 29,3ºC em Gravataí.

Em Porto Alegre, que teve uma tarde de sol e nuvens esparsas com calor, a maior máxima na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia se deu na estação do Jardim Botânico com 29,2ºC. Na zona Sul, em Belém Novo, a estação marcou 27,6ºC.

Seguindo-se ao calor, o tempo já começa a mudar no Rio Grande do Sul. A imagem de satélite das 19h mostrava nuvens ingressando com chuva e alguns raios no Oeste gaúcho a partir da província de Corrientes, no Nordeste da Argentina.

A instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça com a atuação de um centro de baixa pressão pouco profundo sobre o Uruguai e que favorece a deterioração das condições do tempo no território gaúcho.

O tempo vai estar instável com muitas nuvens e chuva em diversos pontos desde cedo na Metade Oeste. Na Metade Leste, o sol aparece com nuvens na maior parte dos municípios, mas a nebulosidade aumenta durante o dia e o tempo se instabiliza com chuva mais da tarde para a noite.

Já que a chuva será irregular e a instabilidade tende a se desorganizar ao migrar para o Leste, é possível que alguns municípios junto à costa e mais ao Nordeste gaúcho passem o dia sem chuva e a precipitação só chegue na quarta.

Volumes de chuva não serão altos

A tendência é que os volumes de chuva na passagem da instabilidade até quarta-feira não sejam altos na maior parte do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil. Em muitos locais, os acumulados de precipitação devem ser bastante baixos e é possível que em alguns poucos pontos mais ao Leste e o Sudeste gaúcho sequer chova.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada em 72 horas até 9h de quinta-feira a partir de dados da rodada das 12Z de hoje do modelo de alta resolução WRF da MetSul, que pode ser consultado a qualquer hora pelo assinante na nossa seção de mapas.

Tempo firme na segunda metade da semana

Na quarta, o tempo vai estar firme no Oeste e o sol aparece. Nas demais regiões, o dia ainda começa com muitas nuvens e chance de chuva ou garoa, mas no decorrer do período as nuvens diminuem e o sol aparece. Algumas áreas ainda devem ter momentos de maior nebulosidade com precipitação intermitente. A temperatura vai estar agradável de manhã e à tarde.

Na quinta, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, mas no Nordeste gaúcho algumas cidades ainda devem ter momentos de maior nebulosidade e não se afasta chuva ou garoa muito localizada e passageira. Temperatura agradável no decorrer do dia.

Na sexta, o tempo firme predomina no estado gaúcho com sol e amplos períodos de céu claro em diversas áreas. Pontos de neblina e nevoeiro ao amanhecer que será mais frio que nos dias anteriores, com mínimas abaixo de 10ºC em muitos municípios e inferiores a 5ºC com chance de geada fraca isolada nos Aparados e no Norte gaúcho.