Chuva em Porto Alegre deve ocorrer principalmente no começo da quarta-feira | ANSELMO CUNHA/PMPA

A chuva cai no Rio Grande do Sul desde o final do dia de ontem com a instabilidade atuando na Metade Oeste do estado pela influência de uma área de baixa pressão atmosférica. Hoje, a chuva vai alcançar mais cidades do território gaúcho e pontos de Santa Catarina e do Paraná, mas não se espera precipitação em todo o Sul do Brasil.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia até o final da madrugada desta terça-feira, os volumes de chuva foram de 24 mm em Santiago, 17 mm em São Luiz Gonzaga e em Alegrete, 16 mm em Uruguaiana, 8 mm em Santo Augusto e Palmeira das Missões, 7 mm em Quaraí e 6 mm em Livramento.

Já a rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres registrou até o mesmo período acumulados de precipitação de 31 mm em São Borja, 24 mm em Uruguaiana, 11 mm em Rosário do Sul, 9 mm em Horizontina, 8 mm em Santa Rosa e 7 mm em Itaqui e em Quaraí.

Grande parte da chuva prevista para o Oeste gaúcho já se precipitou e agora a chuva tende a se deslocar para outras regiões gaúchas entre hoje e amanhã, mas sem expectativa de volumes expressivos na maioria das localidades.

A instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça com a atuação de um centro de baixa pressão pouco profundo de 1014 hPa sobre o Uruguai e que favorece a deterioração das condições do tempo no território gaúcho e no país vizinho.

O tempo vai estar instável com muitas nuvens e chuva em diversos pontos desde cedo hoje na Metade Oeste. Na Metade Leste, o sol aparece com nuvens na maior parte dos municípios, mas a nebulosidade aumenta durante o dia e o tempo se instabiliza com chuva mais da tarde para a noite em diferentes pontos.

A MetSul Meteorologia chama a atenção que a chuva será irregular e a instabilidade tende a se desorganizar e enfraquecer ao migrar para o Leste, assim é possível que alguns municípios mais ao Leste e o Nordeste gaúcho passem o dia de hoje sem chuva com as precipitações só chegando na quarta.

Amanhã, a tendência é que a instabilidade se reforce no começo do dia sobre o Leste e o setor Nordeste do Rio Grande do Sul. Por isso, na área de Porto Alegre, embora não se possa afastar instabilidade já hoje no final do dia, a tendência de chover é muito maior amanhã, sobretudo entre a madrugada e de manhã. Na segunda metade do dia, a instabilidade será muito mais fraca e isolada.

Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva de seis em seis horas do modelo europeu para o Sul do Brasil entre hoje e amanhã. Os mapas podem ser consultados pelo nosso assinante com duas atualizações diárias na nossa seção de mapas.

Em Santa Catarina e no Paraná, o cenário é semelhante. Já chove hoje em diferentes pontos dos dois estados, mas, especialmente, em municípios mais a Oeste. Amanhã, ao contrário, a chuva avança mais para Leste e chove em maior número de localidades catarinenses e paranaenses, principalmente em horas da madrugada e da manhã, apesar que ainda na segunda metade do dia haverá pontos com instabilidade.

Na quinta-feira, conforme o prognóstico da MetSul Meteorologia, o sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul, mas no Nordeste gaúcho algumas cidades ainda devem ter momentos de maior nebulosidade. Temperatura agradável no decorrer do dia.

Na sexta, o tempo firme predomina no estado gaúcho com sol e amplos períodos de céu claro em diversas áreas. Pontos de neblina e nevoeiro ao amanhecer que será mais frio que nos dias anteriores, com mínimas abaixo de 10ºC em muitos municípios e inferiores a 5ºC com chance de geada fraca isolada nos Aparados e no Norte gaúcho.