Anúncios

Centro de alta pressão atmosférica sobre o território gaúcho, com 1022 hPa, propiciou céu claro e frio intenso em diversos estados do Centro e Sul do país neste que é o primeiro sábado da primavera de 2022. Antecipadamente a MetSul tem advertido que essa primavera sob a influência do fenômeno climático La Nina pela terceira vez consecutiva traria dias frios com geada tardia ao longo da estação,  o dia de hoje foi apenas uma amostra do que ainda está por vir. Como resultado da influência do ar polar, as menores marcas do Brasil foram registradas em pontos de maior altitude das serras catarinenses, gaúcha e mineira com mínimas abaixo de zero no começo da manhã de hoje.  O céu claro, associado ao vento calmo e frio intenso propiciou a ocorrência de geada em diversos municípios. Em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, foi registrada a menor temperatura do país hoje com -5,9°C seguido de -4,7°C em Painel e Vargem Bonita, com  -4,2°C em Urupema. Por outro lado, no Paraná em São Mateus, no Sul do Estado, a mínima chegou a -0,2°c°C.

Primeiro sábado de primavera começou com frio e geada em São Francisco de Paula. Foto de Nilson Wolf

Amanhecer gelado para setembro em São Francisco de Paula que teve 0,2°C de mínima. Foto de Nilson Wolf

Belo amanhecer em Sobradinho, região dentro/Serra. Registro de Iara Puntel

Primeiro sábado de primavera começou com geada nos Campos de Cima da Serra. Foto de Anápio Pereira

No Rio Grande do Sul a temperatura baixou de zero nos pontos de maior altitude e teve registro de formação de geada. Em muitas cidades a temperatura baixou de 5°C nas primeiras horas deste sábado. Na Grande Porto Alegre também fez frio com 5°C em Nova Santa Rita, 6,1°C em Campo Bom, 6,6°C em Taquara, 6,9°C em Parobé, 7,6°C em São Leopoldo e 8,3°C na Capital, no jardim Botânico.

São José dos Ausentes: -2,8°C

Vacaria: -2,2°C

Bom Jesus: -0,8°C

Soledade: -0,7°C

Getúlio Vargas: -0,6°C

Monte Alegre dos Campos: 0,1°C

São José do Ouro: 0,1°C

São Francisco de Paula: 0,2°C

Ernestina: 0,3°C

Cambará do Sul: 0,4°C

Lagoa Vermelha: 0,4°C

Chapada: 0,5°C

Campos Borges: 0,7°C

Pontão: 0,7°C

Espumoso: 0,8°C

Tapera: 0,9°C

Tupanciretã: 1,3°C

Santa Rosa: 1,4°C

Coxilha: 1,7°C

Salto do Jacuí: 1,7°C

São Sepé: 1,7°C

Serafina Correa: 1,8°C

Muitos Capões: 1,9°C

Pedras Altas: 1,9°C

Encruzilhada do Sul: 2,1°C

Pinhal da Serra: 2,1°C

Sarandi: 2,2°C

Carazinho: 2,3°C

Marau: 2,3°C

Farroupilha: 2,4°C

Canela: 2,5°C

Caxias do Sul: 2,5°C

Gramado: 2,7°C

Herval: 2,8°C

Ilópolis: 2,9°C

Antônio Prado: 3,1°C

Colorado: 3,1°C

Lagoa Vermelha: 3,1°C

Passo Fundo: 3,1°C

Quatro Irmãos: 3,1°C

Cruz Alta: 3,3°C

Ibirubá: 3,3°C

Porto Xavier: 3,7°C

Gravataí: 3,8°C

Teutônia: 3,8°C

SUDESTE TEVE AMANHECER FRIO PARA SETEMBRO

Em São Paulo o frio intenso registrado na Capital hoje cedo foi o mais forte em setembro desde 2018. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências a mínima foi de 2,3°C no extremo Sul do município no bairro Engenheiro Marsilac. Simultaneamente, dados do Instituto Nacional de Meteorologia registraram 8,8°C em Interlagos e 9,8°C no Mirante de Santana. Ainda de acordo com o CGE a marca de hoje foi a menor deste mês de setembro e a menor desde 2018 quando a Capital teve média de temperatura de 8,9°C no dia 06 daquele mês, ou seja, ainda dentro do inverno astronômico. Hoje a média foi de 9,2°C. Nesse meio tempo fez muito frio também na Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão a mínima foi de 2,8°C. No Extremo Sul do Estado, na Barra do Turvo, fez 2,4°C e no Oeste em Presidente Prudente fez 5,2°C.

Ao mesmo tempo Minas Gerais teve frio marcante também em algumas cidades, sobretudo, nos trechos de maior altitude. Em Delfim Moreira, região de Itajubá, a mínima  foi de -2,7°C, com 2,2°C em Monte Verde, 3,5°C em Maria da Fé e 5°C em Caldas. Na capital mineira a mínima foi de 14,8°C, na Pampulha. O ar polar impactou também a temperatura em Mato Grosso do Sul com mínimas inferiores 10°C em diversos municípios. Segundo a rede de estações do INMET a menor marca do Estado foi de 8,6°C em Iguatemi, Sul do Estado. No Rio de Janeiro o frio esteve presente com mínimas de 3,2°C no Pico do Couto, 8,8°C no Parque Nacional de Teresópolis e 9,7°C em Nova Friburgo. Na Capital fluminense a mínima, segundo o INMET, foi de 13,8°C em Jacarepaguá e 17,7°C em Copacabana.