Anúncios

Foto de Eduardo Strialiotto


Sistema de alta pressão avança entre o Uruguai e parte do Rio Grande do Sul trazendo ar seco e frio para a Metade Sul. O amanhecer pode ter temperaturas baixas em municípios da Campanha, Zona Sul e fronteira Oeste. Já no Norte e Nordeste gaúcho a umidade permanece e mantém a cobertura de nuvens com céu nublado e encoberto e pancadas de chuva ainda podem ocorrer, sobretudo, entre a Serra e o Litoral Norte. A frente fria irá atuar com intensidade entre o Mato Grosso do Sul, Paraná e Leste de Santa Catarina com previsão de grandes volumes de chuva e temporais isolados.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre períodos de maior nebulosidade intercalam com períodos de sol e não se afasta a ocorrência de chuva passageira. Durante a tarde a temperatura sobe devagar com padrão típico de outono.

O modelo de curto prazo rodado pela Metsul WRF indica que entre hoje a terça-feira pela manhã o acumulado de precipitação pode ser significativo e fica concentrado entre o Norte e o Nordeste do RS. Entre o Paraná e o Sul de SP os acumulados poderão chegar perto de 150 mm em alguns pontos.

 

A temperatura será típica de outono no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O ar polar atuará com maior intensidade nas áreas próximas a fronteira com o Uruguai e, portanto, as menores marcas de temperatura irão ocorrer nestes trechos, com previsão de 5 a 7°C entre a Campanha e fronteira Oeste, assim como, em alguns pontos da Zona Sul, como mostra o mapa de temperatura do modelo wrf:


O vento predomina do quadrante Sul/Sudeste em boa parte do dia e, com isso, a temperatura sobe devagar com máximas típicas de outono no Rio Grande do Sul. O tempo fica aberto no Sul e Oeste e com muitas nuvens no Norte e Nordeste, com períodos de sol na faixa Central do Estado. A temperatura sobe mais na região das Missões. O vento pode se intensificar no fim do dia com rajadas moderadas afetando a Metade Leste do RS, inclusive a Grande Porto Alegre.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios