Anúncios

A chegada de uma frente fria associado a um sistema de baixa pressão atmosférica e ingresso de ar quente  nos baixos níveis da atmosfera deixou o tempo instável em boa parte deste sabado no território gaúcho. A temperatura ainda subiu em áreas onde a chuva avançou a partir da tarde e a máxima foi de 32,2°C em Campo Bom segundo registro do INMET. Os acumulados de precipitação tiveram destaque hoje inclusive em municípios que sofrem com a estiagem desde a primavera do ano passado. Veja no mapa abaixo gerado pela rede de dados automáticos do INMET:

 


Os maiores acumulados de chuva desde a meia noite de hoje foram registrados em cidades da Metade Oeste do Estado. Em Quaraí o acumulado foi de 124,2 mm o que corresponde a 64% da média histórica do mês de março. Em Santiago o acumulado chegou  a 118,2 mm o que representa 73% da média histórica.

Segundo rede de dados do CEMADEN os volumes de precipitação foram ainda maiores em partes do Estado. Veja os maiores acumulados de hoje:

ROSÁRIO SUL 256, mm

ALEGRETE 121 mm

URUGUAIANA 98 mm

ITAQUI 92 mm

CANGUÇU 87  mm

PELOTAS 80 mm

SÃO LOURENÇO DO SUL 75 mm

 

NAS PRÓXIMAS HORAS a frente fria continua atuando no território gaúcho e mantém a instabilidade em boa parte das regiões. A última imagem de satélite registra nuvens densas com grande desenvolvimento vertical no Norte e Noroeste do RS com potencial de chuva forte e volumosa com trovoadas nessas áreas. A madrugada de domingo ainda pode ter pulsos de chuva forte afetando áreas da Metade Norte do Estado, inclusive trechos da Grande Porto Alegre.


 

Anúncios