As temidas consequências do frio intenso fora de época com geada forte e até queda de neve em pleno mês de novembro, um acontecimento inédito na climatologia desta época do ano, se fazem sentir no Sul do Brasil. A fruticultura é um dos setores afetados pelo período muito frio deste começo de novembro.
O frio muito tardio e com grande intensidade trouxe prejuízo aos agricultores que terão parte de sua safra comprometida devido às queimaduras a frio provocadas pela geada no Planalto Sul Catarinense. Nos pomares de maçã os produtores da região de São Joaquim, produtores chegaram a fazer inúmeras fogueiras durante a madrugada na tentativa de salvar a produção.
A técnica do fogo não foi apenas usada no Planalto Sul Catarinense devido ao frio intenso deste começo de mês de novembro. No município de Santa Catarina de Curitibanos, ao redor de 150 fogueiras foram acessas em meio às plantações de uva da vinícola Berto Aguiar.
As fogueiras tiveram como objetivo evitar o congelamento das frutas e aumentar a temperatura no local. O fogo foi usado na noite de terça para quarta, quando a temperatura mínima em Curitibanos desceu a apenas 1º na estação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no município.
A técnica de fogueiras é usada em outras partes do mundo. O frio muito tardio com geada forte provocou um grande desastre agrícola para produtores de uvas e vinhos da França no ano passado com imagens que impressionaram o mundo pelo esforço de salvar a safra. Neste ano, embora com menor gravidade, o frio tardio com geada voltou a provocar prejuízo para agricultores franceses.
Há relatos de prejuízos em consequência da geada e do frio no Rio Grande do Sul e no Paraná, mas os prejuízos estão ainda sendo quantificados. No Norte gaúcho, em alguns pontos, as perdas no milho foram quase totais e haverá a necessidade de replantio. O vento associado ao ingresso do ar frio provocou o “acamamento” do trigo em alguns municípios com danos para as lavouras.
Esta sexta-feira foi o quatro dia seguido com temperatura abaixo de zero no Sul do Brasil. Os termômetros indicaram mínimas em Santa Catarina de -0,7ºC em São Joaquim, 0,2ºC em Urubici, 1,2ºC em Bom Jardim da Serra e 1,3ºC em Painel.
Já no Rio Grande do Sul, a sexta-feira amanheceu com 0,4ºC em São José dos Ausentes. Houve ainda mínimas muito baixas com 2,0ºC em Vacaria, 2,3ºC em Bom Jesus, 3,5ºC em Cambará do Sul, 4,0ºC em Ernestina e 4,5ºC em Monte Alegre dos Campos.