Novembro começou com precipitação invernal nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil. Houve o registro de chuva congelada no começo da manhã em São Joaquim, no Planalto Sul de Santa Catarina. A temperatura hoje cedo desceu a 3ºC no município catarinense e a -0,4ºC na estação do Morro da Igreja, a 1.800 metros de altitude, na catarinense Bom Jardim da Serra.
A neve caiu no alto do Morro da Igreja, onde opera instalação de controle de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB). Registro feito por equipe da afiliada do SBT no alto do pico mostrou queda de neve no pico catarinense na manhã deste primeiro dia de novembro. A neve caía acompanhada de vento muito forte.
🔴 URGENTE | Morro da Igreja (1800 m), Planalto Sul Catarinense, registra neve. Trata-se do primeiro registro documentado de neve no Sul do Brasil em novembro na história. Antes, a neve mais tardia documentada ocorreu em 19 e 20/10 de 1946 no RS. 📷 Cláudia Pletsch/@sccsbtoficial pic.twitter.com/i40sVIP1yE
— MetSul.com (@metsul) November 1, 2022
A ocorrência de precipitação invernal não é frequente no inverno e extremamente rara no mês de novembro, a um mês do começo do verão climático (trimestre dezembro a fevereiro).
É provável que tenha nevado em novembro nos séculos 18 e 19, no final de uma era climática conhecida como Pequena Idade do Gelo, mas nos últimos 100 anos não se tem nenhum dado ou documento histórico que mostre neve no Brasil em novembro antes de hoje.
Conforme o geógrafo Nilson Wolff, autor do livro “A Neve no Brasil”, o registro documentado mais tardio de neve no Brasil antes deste 1º de novembro de 2022 se deu no final de outubro. Foi, segundo anotações históricas, entre 19 e 20 de outubro de 1946 em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.
TEMPO | Morro da Igreja (1800 metros), em Santa Catarina, com chuvisco misturado a alguns flocos de neve. Vídeo do geógrafo Nilson Wolff. pic.twitter.com/u6A28WZyV8
— MetSul.com (@metsul) November 1, 2022
Se nevar uma vez na primavera já é raro, nevar duas vezes muito mais. A neve de hoje é a segunda ocorrência do fenômeno neste ano no Sul do Brasil. O primeiro evento se deu durante o final do dia 21 de setembro e a madrugada de 22 de setembro.
A MetSul não descarta a possibilidade de mais neve. Isso porque na noite de hoje e no início da quarta se espera que nuvens de desenvolvimento vertical avancem do oceano para o Nordeste gaúcho e o Planalto Sul Catarinense. As nuvens podem trazer precipitação que na atmosfera muito resfriada por se converter em chuva congelada e/ou neve.
Com isso, não se pode descartar a ocorrência de mais chuva congelada ou neve em cotas de maior altitude acima de 1.000 metros de altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e do Planalto Sul Catarinense. A chance é maior para o Planalto Sul Catarinense, onde as cotas de altitude são mais altas.
A massa de ar frio que cobre o Sul do Brasil é poderosa, excepcional em intensidade para esta época do ano e com força equivalente a dos meses mais frios do inverno como junho e julho. Está associada a um significativo e amplo centro de alta pressão que está no Nordeste da Argentina com 1034 hPa, favorecendo a incursão de ar polar de trajetória continental.
Geada e temperatura de 0ºC no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a massa de ar frio muito intensa e atípica para esta época do ano trouxe um amanhecer muitíssimo frio para os padrões de novembro nesta terça-feira. Muitos municípios tiveram temperatura somente vistas nos dias mais gelados do inverno. Veja as mínimas registradas hoje no Rio Grande do Sul:
Pedras Altas: 0,9°C
Espumoso: 1,2°C
Pinheiro Machado: 2,2°C
Soledade: 2,2°C
Quaraí: 2,3°C
São Sepé: 2,3°C
Bom Jesus: 2,8°C
Herval: 2,8°C
Sobradinho: 2,8°C
Tupanciretã: 2,8°C
Canguçu: 3,0°C
Tapera: 3,0°C
Bagé: 3,1°C
Ilópolis: 3,1°C
Encruzilhada do Sul: 3,2°C
São José dos Ausentes: 3,2°C
Caçapava do Sul: 3,3°C
Lavras do Sul: 3,3°C
Amaral Ferrador: 3,4°C
Carazinho: 3,5°C
Chapada: 3,5°C
Teutônia: 3,5°C
Cruz Alta: 3,6°C
Palmeira das Missões: 3,6°C
Pontão: 3,6°C
Campos Borges: 3,7°C
Caxias do Sul: 3,7°C
Tupanciretã: 3,7°C
Gramado: 3,8°C
São Martinho da Serra: 3,8°C
Cachoeira do Sul: 3,9°C
Morro Reuter: 3,9°C
São Francisco de Paula: 3,9°C
Vacaria: 3,9°C
Vila Nova do Sul: 3,9°C
Alto Feliz: 4,0°C
Farroupilha: 4,0°C
Santa Rosa: 4,0°C
Sarandi: 4,0°C
Monte Alegre dos Campos: 4,1°C
Tio Hugo: 4,1°C
Colorado: 4,2°C
Garibaldi: 4,2°C
Salto do Jacuí: 4,2°C
Bento Gonçalves: 4,3°C
Cotiporã: 4,3°C
Lagoa Vermelha: 4,3°C
Muitos Capões: 4,4°C
Santa Maria do Herval: 4,4°C
Canela: 4,5°C
Passo Fundo: 4,5
Veranópolis: 4,5°C
Cambará do Sul: 4,6°C
Jaguarão: 4,6°C
Nova Petrópolis: 4,7°C
Igrejinha: 4,8°C
São Martinho: 4,8°C
Venâncio Aires: 4,8°C
Santana do Livramento: 4,9°C
O frio intenso trouxe geada em diversas localidades no amanhecer desta terça no interior do Rio Grande do Sul. Geou, por exemplo, em cidades do Alto Jacuí, do Oeste gaúcho, da Campanha e do Sul do território gaúcho. A previsão é de geada em número muito maior de cidades na madrugada desta quarta com temperatura menor e tempo mais aberto na madrugada.