O Sul do Brasil terá um amanhecer excepcionalmente frio neste feriado de 2 de novembro com mínimas muito raramente vistas nas últimas décadas nesta época do ano e formação de geada nos três estados da região. Marcas negativas são esperadas amanhã cedo em alguns municípios de maior altitude com clima de inverno, aponta a previsão do tempo da MetSul Meteorologia.
A massa de ar frio que cobre o Sul do Brasil é poderosa, excepcional em intensidade para esta época do ano e com força equivalente a dos meses mais frios do inverno como junho e julho. O ar frio está associado a um significativo e amplo centro de alta pressão que está no Nordeste da Argentina com 1035 hPa, favorecendo a incursão de ar polar de trajetória continental.
O amanhecer será um dos mais frios já registrados em novembro no Rio Grande do Sul com mínimas excepcionalmente baixas para esta época do ano por conta da massa de ar frio de grande e incomum intensidade para novembro.
Há expectativa de geada em grande número de municípios e na maioria das regiões, o que traz o risco de prejuízo na agricultura. A geada deve atingir ainda muitas cidades do estado de Santa Catarina e pode se formar até em pontos de maior altitude do Sul do Paraná.
O sol predomina no território gaúcho neste feriado que terá tempo lindo no estado com amplos períodos de céu claro e azul. Nuvens esparsas no Nordeste gaúcho e chance de chuva isolada no Litoral Norte. O sol igualmente predomina em Santa Catarina, mas no Leste do estado catarinense haverá presença de nuvens que trazem chuva isolada.
No Rio Grande do Sul, muitos municípios devem ter marcas abaixo de 5ºC ao amanhecer, o que vai propiciar a ocorrência de geada. Por sua vez, a tarde do feriado no estado gaúcho terá marcas amenas e muito agradáveis, de forma que haverá grande conforto térmico. Veja a previsão do tempo para algumas das principais cidades gaúchas:
Porto Alegre: predomínio de céu claro com mínima de 9ºC e máxima de 22ºC
Torres: sol e nuvens, chance de chuva isolada e passageira, com mínima de 11ºC e máxima de 20ºC
Tramandaí: sol e nuvens, chance de chuva isolada e passageira, com mínima de 11ºC e máxima de 20ºC
Caxias do Sul: sol e nuvens esparsas, geada ao amanhecer, com mínima de 3ºC e máxima de 17ºC
Vacaria: sol e nuvens esparsas, geada ao amanhecer, com mínima de 1ºC e máxima de 15ºC
Erechim: predomínio de céu claro com mínima de 4ºC e máxima de 21ºC
Passo Fundo: predomínio de céu claro com geada, mínima de 3ºC e máxima de 21ºC
Santa Rosa: predomínio de céu claro com geada, mínima de 2ºC e máxima de 24ºC
Santa Cruz do Sul: predomínio de céu claro com mínima de 7ºC e máxima de 22ºC
Santa Maria: predomínio de céu claro com mínima de 6ºC e máxima de 21ºC
Cruz Alta: predomínio de céu claro com geada, mínima de 4ºC e máxima de 21ºC
Uruguaiana: predomínio de céu claro com mínima de 7ºC e máxima de 23ºC
Livramento: predomínio de céu claro com geada, mínima de 2ºC e máxima de 21ºC
Bagé: predomínio de céu claro com geada, mínima de 3ºC e máxima de 21ºC
Pelotas: predomínio de céu claro, mínima de 5ºC e máxima de 21ºC
Mesmo com enfraquecimento da massa de ar frio, as madrugadas devem seguir frias para esta época do ano na segunda metade da semana com formação de geada ainda no Sul do Brasil, em especial nas áreas de maior altitude. As máximas não se elevarão muito e as tardes tendem a seguir agradáveis.