Um sistema de alta pressão com trajetória continental como o previsto derrubou a temperatura ontem no Rio Grande do Sul e hoje chegou até o Norte do país. Nesse ínterim a temperatura baixou de 10°C hoje em sete estados da Federação. Com base na rede de dados do Instituto Nacional de Meteorologia o frio dominou o amanhecer desta quarta-feira nas cidades mais ocidentais, ou seja, do interior do continente. As máximas também foram muito baixas com um dia inteiro de sensação de frio. Nesse sentido a temperatura ficou em média perto de 20°C abaixo do normal para o mês de junho.
Entre eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. A menor temperatura do país hoje ocorreu em Jaguarão, cidade gaúcha, com 0,6°C na sequência fez 0,9°C em Quaraí e 1,8°C em Bagé.
Entre as capitais brasileiras, a mais fria hoje foi Campo Grande com apenas 7,2°C temperatura 12 abaixo da média de junho que é de 19,4°C. Em segundo lugar no ranking nacional das mínimas fez 9,8°C em Cuiabá cuja média mensal da mínima é de 18,4°C.
Em Rio Branco, no Acre a temperatura chegou a 10,9°C enquanto que a média mensal é de 19,4°C. Em Rondônia, no Sul do Estado na cidade de Vilhena fez 8°C. Na cidade de Boca do Acre, no sul do Amazonas a mínima foi de 11,3°C.
No Centro-Oeste do país diversas cidades tiveram mínimas inferiores a 10°C com destaque para Ponta Porã que anotou 4,6°C, com 6,4°C em Sete Quedas e 6,6°C em Amambai. No Mato Grosso a menor temperatura foi de 7,4°C em Tangará da Serra seguida de 7,7°C em Campo Verde e 7,9°C em Primavera do Oeste. Em Goiás o ar frio chegou ao Sul do Estado com mínima de 11,9°C na cidade de Mineiros.
Entre Santa Catarina e Paraná o frio foi acompanhado de muita umidade, nuvens e chuva e por isso a temperatura não baixou tanto. A mínima pela rede do INMET no Paraná foi de 8°C em General Carneiro e 2,4°C em Bom Jardim da Serra e Santa Catarina.
TARDE DE MUITO FRIO
Posteriormente ainda sobe influência do ar polar a tarde foi de frio intenso nessas regiões. O tempo instável com nuvens e chuva junto ao ar frio deixaram a tarde fria. Em diversas cidades de Mato Grosso Sul, Paraná, Santa Catarina e Sul de Mato Grosso a temperatura máxima não chegou sequer a 15°C. Muito frio.
Em Ponta Porã a máxima foi de apenas 7°C. Em Campo Grande a temperatura a tarde não passou de 8,9°C enquanto que o normal para junho é de 26,4°C, ou seja, a temperatura ficou 17,5°C abaixo do normal. Em Primavera do Leste, MT, a máxima foi de 11,7°C. Hoje a tarde foi mais fria no Sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul do que no território gaúcho. Em Cuiabá a mensal mensal da máxima de junho é de 31,8°C e a máxima hoje foi de 13,9°C, ou seja, 17,9°C abaixo do normal .
A partir de amanhã na medida em que a umidade e a chuva vão se afastando dessas áreas a tendência é de maior amplitude térmica, ou seja. frio nas manhãs e aquecimento gradativo durante as tardes.
NAS PRÓXIMAS MANHÃS O FRIO SE INTENSIFICA
Nos próximos dias dois fenômenos, basicamente, irão comandar as condições do tempo em todo o território Nacional: um ciclone extratropical no mar e o sistema de alta pressão no interior do continente.
Amanhã, contudo, a temperatura terá um comportamento muito parecido com hoje, cujas marcas mais baixas de temperatura ficarão concentrar no interior do continente. A temperatura ainda ficará relativamente baixa entre o Sul do Amazonas, Acre e Rondônia.
O ciclone inicialmente representa grande risco de chuva volumosa a excessiva para parte do Sul o que já amplamente alertado pela MetSul. Por outro lado, de sexta para sábado quando o fenômeno se afastar para o alto mar ele irá impulsionar o ar seco e frio do interior do continente para todo o Centro e Sul.
Ao mesmo tempo em que a chuva se afasta o ar seco e frio tomam do Sudeste, parte do Centro Oeste e reforçam o frio no Sul do Brasil de forma mais ampla. Em outras palavras o frio se amplia novamente e tem mais impacto nas manhãs com mínimas mais baixas entre São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Portanto amanhã a perspectiva com relação a temperatura o padrão será muito parecido com o registrado hoje pelo país. Na sexta com a chuva ficando mais concentrada entre o Leste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul o tempo seca entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná com queda na temperatura.
No fim de semana com o ciclone se afastado todo o Centro e Sul do país terá uma queda acentuada da temperatura com frio intenso em diversos estados. A projeção é de mínimas de apenas um dígito no Sul de Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Sul de Minas Gerais.
No Sul do país deverão ocorrer as menores marcas de temperatura com projeção de marcas abaixo de zero. As áreas de serra irão concentrar o frio mais intenso.
Por outro lado, o impacto nesse episódio de frio será menor sobre o Norte do país e a tendência será de temperatura mais próxima do padrão esperado para Tocantins, Acre e Amazonas.