No fim de semana a frente fria associada a uma massa de ar frio provoca mudança radical na temperatura. Um sistema de alta pressão atmosférica, massa de ar seco e frio, de trajetória continental se desloca logo atrás desse sistema. O impacto mais forte e amplo do ar frio ocorrerá a partir de domingo.

No sábado o tempo seguirá abafado em cidades do Centro, Norte e em parte do Leste no Rio Grande do Sul. Com a chegada da instabilidade ao Estado haverá contrastes pelo território gaúcho. Enquanto que o Norte/Noroeste e vales terão máximas ao redor de 25 a 27°C, no Sul e na Campanha a temperatura começa a mudar com temperatura ao redor de 15°C à tarde.

Nesse ínterim a temperatura mínima irá ocorrer no turno da noite entre a Zona Sul  a Campanha. Cidades como Bagé, Aceguá, Jaguarão, Pelotas terão a mínima invertida; enquanto que o normal é o dia começar mais frio e depois esquentar, irá ocorrer o inverso. Na madrugada de sábado a temperatura estará ao redor de 17°C, a tarde 15°C e a noite 12°C.

Como resultado, o sábado tende a ser chuvoso e frio em áreas mais próximas a fronteira com  o Uruguai. O vento que irá ingressar do quadrante Sul poderá acentuar a sensação de frio.

Por outro lado, o domingo irá marcar a grande virada na temperatura no Estado todo, com previsão de sensação de frio o dia inteiro. Dois aspectos são importantes nessa virada:  o primeiro é a grande virada na máxima de sábado para domingo e o segundo é a tendência de esfriar muito da tarde para a noite.

Em algumas cidades a virada na temperatura poderá ficar ao redor de 15°C comparando as tardes de sábado e de domingo. No Noroeste gaúcho mesmo, a máxima no sábado poderá atingir 27°C enquanto que na tarde de domingo a temperatura não passará de 14°C. Em Caxias do Sul, na serra gaúcha, a temperatura irá alcançar 24°C na tarde de sábado e apenas 10°C no domingo.

Em Porto Alegre e região metropolitana o sábado terá máxima de 27°C e no domingo a tarde a temperatura deverá oscilar ao redor de 15°C. Com o tempo instável com chuva e vento a sensação térmica será ainda menor.

Além disso, o mais impactante será a forma com que o ingresso do ar gelado do quadrante Sul irá derrubar a temperatura ao longo do dia. Na sequencia de mapas abaixo da previsão de temperatura na madrugada, tarde e a noite de domingo fica fácil entender como o frio irá aumentar muito da tarde para a noite em todo o território gaúcho.

A projeção do modelo europeu é que a temperatura ficará abaixo de 10°C em grande parte do dia em cidades da Campanha, Zona Sul e serra gaúcha. A sensação de frio nessas áreas será intensa, com tempo seco e sol na Metade Sul e tempo chuvoso do Centro para o Norte.

No final da noite de domingo, a temperatura irá baixar os 10°C em grande parte do território gaúcho, com marcas inferiores a 5°C na Metade Sul. Entre Santa Maria, Santana do Livramento, Aceguá, Jaguarão, Caçapava do Sul e Encruzilhada do Sul a noite de domingo poderá terminar com marcas entre 2 e 4°C.