Anúncios

Uma frente fria chega, rompe o bloqueio atmosférico e dá fim ao período de calor no Sul do país. O deslocamento desse sistema será rápido de forma que na segunda já deverá alcançar São Paulo. Na retaguarda uma potente massa de ar frio avança com impacto forte na temperatura.

Ao mesmo tempo a troca de massa de ar quente pelo ar frio poderá deflagrar temporais, sobretudo, com risco de vendavais isolados. No domingo em diversas regiões a temperatura mínima ocorrerá da tarde para a noite na medida em que o ar frio avança atrás da chuva.

Simultaneamente a frente fria terá uma passagem de menos de 24 horas pelo Rio Grande do Sul, contudo, desacelera ao atingir Santa Catarina e Paraná. Além disso, logo na sequencia a queda na pressão atmosférica irá formar um centro de baixa pressão no mar entre São Paulo Paulo e Paraná prolongando período de instabilidade sobre a região.

Serão vários dias de nuvens e pancadas de chuva entre Santa Catarina e Paraná, sobretudo, entre os dias 11 e 15. Com a instabilidade atuando por mais tempo sobre esses estados a expectativa é de mais chuva. Os acumulados poderão ser altos com potencial para alguns transtornos.

Nesse sentido a expectativa é dos maiores acumulados de chuva se concentrarem entre os dias 12 e 13 de junho. O volume diário poderá superar os 50 mm na Metade Leste do Paraná e de Santa Catarina. O total previsto para todo o período de atuação da frente fria indica volumes ao redor de 100 a 150 mm em algumas cidades dessas regiões.

No Rio Grande do Sul, contudo, a passagem da frente fria será muito rápida entre o sábado e domingo. Nesse ínterim o sábado tem maior instabilidade na Metade Sul do Estado. No domingo chove mais do Centro para o Norte. Temporais isolados com episódios passageiros de chuva forte, vendavais e raios poderão ocorrer.

A frente fria avança no sábado sobre o território gaúcho com previsão de chuva irregular e de baixo volume ao redor de 10 a 15 mm na maior parte da Metade Sul. Em alguns pontos poderá chover mais forte com volumes perto de 50 mm. Na Metade Norte o sol predomina e o tempo fica abafado.

Já no domingo a instabilidade ganha força sobre a Metade Norte com previsão de volumes mais altos com abrangência maior.  De uma forma geral modelos projetam entre 30 e 50 mm. A temperatura despenca da tarde para a noite com previsão de um dia de intensa sensação de frio.

Posteriormente, na segunda-feira o ar seco e frio toma conta do Rio Grande do Sul com previsão de sol e marcas baixas de temperatura. A sensação de frio irá predominar o dia todo.