Anúncios

Helicóptero da FAB resgata família em Canoas | REPRODUÇÃO/FAB

Canoas, município da Grande Porto Alegre vizinho à capital, enfrenta uma catástrofe de proporção avassaladora que recorda muito das cenas de Nova Orleans no desastre do furacão Katrina, em 2005. Perto de 200 mil pessoas são afetadas pelas inundações apenas em Canoas, especialmente no lado Oeste da cidade. A situação é dramática em muitos pontos, mas é de desastre absoluto em bairros como Mathias Velho e Harmonia, dentre outros.

O trabalho de resgate das vítimas das enchentes no bairro Mathias Velho não cessa um segundo. Moradores, voluntários e forças públicas trabalham para salvar moradores que estão nos telhados de suas casas.

Duas operações ocorrem simultaneamente na Estação Mathias Velho, uma feita por voluntários e outra pela Defesa Civil, registrou a reportagem do jornal Correio do Povo.  Com água na altura do peito, um grupo de voluntários recebe as embarcações trazendo moradores e animais que estavam ilhados. Depois, outra equipe auxilia na retirada das vítimas, que chegam bastante emocionadas.

Algumas pessoas precisam ser carregadas no colo. Em seguida, um terceiro grupo faz o acolhimento, entregando alimentos e agasalhos e conduzindo as vítimas para o outro lado da estação, onde ocorre atendimento médico.

Os voluntários estão mobilizados desde a madrugada. Alguns se alimentam dentro da água, enquanto auxiliam no resgate. O local precisa de cadeira de rodas, cobertores, toalhas, combustível para as embarcações, sacolas plásticas grandes, para que as vítimas levem as doações para os abrigos, além de alimentos prontos para consumo.

Há dificuldade de locomoção na região. Por isso, a orientação é para as pessoas evitem ir até a estação e apenas entreguem as doações para os grupos de voluntários, noticia o jornal Correio do Povo.

Imagens da noite de sábado e da madrugada deste domingo mostravam uma centena de pessoas formando uma cordão humano” para puxar barcos que salvavam pessoas diante da forte correnteza. As imagens de mobilização da comunidade comoveram os gaúchos.

A água em alguns pontos atinge até cinco metros, segundo a prefeitura de Canoas, que confirmou que dois corpos foram encontrando boiando nas águas em entrevista à Rádio Gaúcha. Na redes sociais, os apelos por resgates não param.

“Este é o episódio mais trágico da história de Canoas. Uma situação além da nossa capacidade de resposta”. Assim o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, descreveu a situação da cidade de quase 348 mil habitantes.

A prefeitura orientou a população de todo o lado Oeste da cidade a deixar suas casas e buscar abrigo em locais mais altos e seguros do município. A recomendação afeta moradores dos bairros Niterói, Mathias Velho, Fátima, Harmonia, Central Park, Cinco Colônias, São Luís, Rio Branco, Vila Cerne, Santo Operário e Mato Grande.

Por quase toda a cidade, há moradores à espera de socorro ou ajuda. Aeronaves do governo estadual e das Forças Armadas sobrevoam Canoas, içando pessoas e animais de estimação de telhados de edificações ilhadas pelas águas.

Atingido pela água, o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), no bairro Mathias Velho, teve que ser completamente evacuado. A prefeitura começou a retirar os primeiros pacientes do local nos dias anteriores, mas, com o nível das águas subindo, precisou da ajuda de militares do Exército e de servidores da Defesa Civil municipal para concluir a evacuação do segundo andar.

A UPA Rio Branco foi fechada também devido à elevação do nível da água e à falta de energia elétrica. No momento, os casos de emergência estão sendo atendidos no Hospital Nossa Senhora das Graças Grande parte da cidade está sem luz e sem água, enquanto a rede de telecomunicações está oscilando, deixando muitas pessoas parte do tempo incomunicáveis, incluindo autoridades e equipes de resgate.

O Rio dos Sinos já baixou meio metro no Vale, mas o nível do Guaíba ainda subia nas últimas horas. O Guaíba acaba represando o escoamento do Sinos em Canoas, assim que a situação vai seguir extremamente grave neste começo de semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.