Anúncios

Guaiba, que hoje começou a baixar, segue acima de 5 metros e ainda inunda áreas do Centro de Porto Alegre | ANSELMO CUNHA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O nível do Guaíba começou a baixar hoje em Porto Alegre e estava em 5,12 metros no final da tarde, depois de ter atingido o máximo de 5,27 metros no seu repique na noite da terça-feira. O pico da enchente, entretanto, ocorreu na primeira onda de vazão, em 5 de maio, quando a cota atingiu entre 5,33 metros e 5,35 metros.

A inversão da curva de tendência que se iniciou hoje, na prática, é o começo do fim da enchente em Porto Alegre. Só que o ponto final não acontecerá nem amanhã, depois de amanhã ou mesmo na semana que vem, conforme a análise da MetSul Meteorologia.

Será um processo longo e demorado que vai durar ainda algumas semanas. Em junho, a perspectiva é que algumas áreas da cidade ainda tenham água acumulada, embora se preveja uma situação muitíssimo melhor do que hoje.

Por que é o começo do fim, mas o final ainda está relativamente distante? Estamos sob a maior cheia já documentada em 150 anos de medições no Guaíba. O pico do começo do mês foi mais de meio metro superior ao de 1941.

Como mostramos mais cedo em gráficos, a enchente de 1941 durou mais de um mês e foi menor do que a atual. O Guaíba, mesmo baixando, ainda está absurdos dois metros acima da cota em que se dá transbordamento e mais de três metros acima da cota de cheia.

Vai chover ainda neste mês e haverá dias com vento Sul, o que não deve levar a novo máximo, mas em alguns momentos retardará a normalização com altas temporárias. Há o agravante da Lagoa dos Patos, que está com nível muito acima do normal, o que torna a baixa do Guaíba mais lenta.

Com o grande volume de água que já desceu para o Sul na lagoa e ainda tem por chegar com o repique dos rios dos últimos dias, o processo de baixa do Guaíba será lento e gradual, fazendo com que a enchente demore a terminar. Mas não há mal que dure para sempre e chegará o dia em que poderemos desfrutar novamente do pôr do sol em terreno seco na orla.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.