Anúncios

Moradores de Des Moines, estado de Iowa, enfrentam frio muito intenso e nevasca por um ciclone extratropical sobre o continente que gerou tempestades em muitos estados norte-americanos com vendavais, tornados, inundações e neve. | ANNA MONEYMAKER/GETTY IMAGES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Diversas áreas dos Estados Unidos se prepararam para mais neve e temperaturas extremamente baixas enquanto milhões no Leste do país se recuperam de uma rodada de tempo severo de inverno que deixou pelo menos cinco pessoas mortas.

A última tempestade, que já trazia precipitação para o Oeste, deve atravessar o país com uma nova onda de frio ártico para as regiões do Norte e gerando alertas ou avisos meteorológicos em dezenas de estados, da Califórnia ao Maine.


“Uma frente ártica potente desce do Canadá e isso marcará a chegada das temperaturas mais frias desta temporada até agora para as Planícies do Norte, com mínimas abaixo de zero tornando-se realidade para Montana e os Dakotas, e as máximas permanecendo abaixo do ponto de congelamento até o Sul de Oklahoma na sexta-feira”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em um comunicado.

O frio se soma às tempestades intensas que trouxeram tornados no Sul, inundações perigosas no Leste e nevascas na região dos Grandes Lagos e em outros lugares, afetando milhares de voos comerciais e levando os governadores a declararem estados de emergência.


Mais de 400.000 clientes estavam sem energia na manhã da quarta-feira, incluindo 140.000 no estado de Nova York, segundo o site de monitoramento Poweroutage.us, uma redução em relação aos quase 900.000 clientes em todo o país que estavam sem energia na terça-feira à noite.

A previsão do NWS indicava “vários pés de neve pesada e ventos fortes com rajadas de até 100 km/h nas Cascades, no Noroeste norte-americano, e partes das Montanhas Rochosas, com a tempestade então se dirigindo para Leste e trazendo “condições de tempestade de neve” para o Meio-Oeste.

Enquanto isso, tornados na terça-feira devastaram a região Noroeste da Flórida, onde imagens de drones mostraram árvores caídas e edifícios danificados com telhados arrancados. Pelo menos cinco mortes relacionadas à tempestade foram registradas, incluindo uma mulher de 81 anos do Alabama, onde o trailer em que vivia foi atingido por um tornado.

O tempo impactava fortemente os voos, com mais de 659 cancelamentos e 1.300 atrasos nos Estados Unidos na quarta-feira de manhã, conforme relatado pelo site de monitoramento FlightAware.com. Há previsão muitos atrasos e cancelamentos de voos nos próximos dias nos Estados Unidos pelas novas tempestades.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios