Anúncios

O último final de semana foi marcado por chuvas intensas em áreas da Região Sudeste, com destaque para o Espírito Santo, onde os acumulados superaram os 100 mm, o que trouxe estragos em diversos pontos do estado. 

A tendência para essa semana indica persistência do quadro de instabilidade, logo esperam-se mais dias chuvosos e com tempestades.


Como previsto pela MetSul, o avanço de uma frente fria e um cavado frontal em altos níveis, além de trazerem instabilidade para grande parte da Região Sudeste, deram suporte para a organização de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Em conjunto com um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) na costa do Nordeste e uma crista (região de circulação anticiclônica) entre ambos, em altitude, o cenário ficou propício para chuva.

Esta ZCAS  orientada de Noroeste para Sudeste, com seu eixo atuando principalmente entre o Leste de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Sul do Espírito Santo favorecerá mais instabilidade.

Os dias terão maior nebulosidade com algumas aberturas de sol, mas estão previstas pancadas de chuva e tempestades a qualquer hora do dia, principalmente entre a tarde e noite. 

Essas tempestades podem vir acompanhadas de alta incidência de raios, vendavais, eventual queda de granizo e chuva torrencial, com potencial para resultar em alagamentos, enxurradas e deslizamentos de encostas. 

O mapa acima, disponível ao assinante na seção de mapas, mostra a projeção de chuva para sete dias do modelo meteorológico alemão para o Sudeste do Brasil. 

São previstos acumulados de chuva acima de 100 mm ao longo dessa semana entre o Leste de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Sul capixaba. No Espírito Santo,  o previsto somando ao já acumulado nas últimas nos últimos dias ultrapassa a normal climatológica para o mês de março, que é de 150 a 175 mm.

Desse modo, a condição atmosférica para a semana que segue traz preocupação para grande parte do Sudeste, principalmente com as localidades que têm sido afetadas com grandes volumes de chuva nos últimos dias.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Com relação às temperaturas, esperam-se dias com grande amplitude térmica, apesar da nebulosidade, as máximas devem chegar na casa dos 30ºC em grande parte das localidades devido às aberturas de sol, enquanto que as mínimas devem ficar entre 12ºC/14ºC nas regiões serranas entre São Paulo, Rio de Janeiro e o Sul de MInas na Mantiqueira. 

Anúncios