Safra de verão entra no momento crítico da colheita no Sul do Brasil | Porteira Adentro/Arquivo

Este é um momento do ano muito importante na agricultura do Sul do Brasil por ser um período de colheita da safra de verão, logo a ocorrência ou não de chuva é de uma grande importância para os produtores rurais. Por isso, os produtores rurais estão especialmente atentos aos prognósticos de chuva da Meteorologia para estes dias.

A notícia é que as principais áreas produtoras de grãos devem ter pouca ou nenhuma chuva nesta semana que começa. A instabilidade hoje e nos próximos dias tende a se concentrar em áreas mais a Leste dos três estados do Sul.

Assim, no caso do Rio Grande do Sul, a chuva deve afetar mais regiões produtoras de arroz do Leste do Estado ao passo que nas principais áreas produtoras de soja pouco ou nada deve chover nesta semana. O mesmo se espera para o Oeste de Santa Catarina e do Paraná, regiões que concentram a produção agrícola dos dois estados. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo alemão Icon para esta semana no Sul do Brasil.

Uma área de baixa pressão se forma ao longo da terça-feira sobre o Oceano Atlântico nas alturas dos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A circulação de umidade deste centro de baixa pressão deve afetar o Leste gaúcho e as áreas do Leste de Santa Catarina e do Paraná no decorrer da semana, favorecendo chuva em diversos pontos destas regiões.

Não é um quadro de tempo chuvoso. O sol aparece e durante o dia, com o aquecimento, se formam nuvens que trazem pancadas isoladas. Em alguns pontos, até podem ser forte e com altos volumes em curto período. No geral, os volumes não são altos. Outra característica da chuva no Leste do Sul do Brasil nesta semana será a sua má distribuição com sol e chuva às vezes dentro de um mesmo município.

Por outro lado, como é comum ocorrer, a Oeste de um centro de baixa pressão infiltra ar seco. Logo, áreas mais a Oeste terão uma semana com tempo firme e sem chuva em quase todas ou todas as cidades, além de dias com o tempo muito ensolarado.