Fontes de lava na erupção do vulcão Fagradalsfjall, na península de Reykjanes, no Sudoeste da Islândia, em 18 de maio de 2021. O vulcão começou um novo episódio eruptivo, depois de meses de calma, no dia de hoje. | SAUL LOEB/POOL/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O vulcão de Fagradalsfjall voltou a entrar em erupção na Islândia nesta quarta-feira após meses do último evento eruptivo. O magma atingiu a superfície em Geldingadalir, na península de Reykjanes. Pela primeira vez desde setembro passado, quando a lava parou de correr de Fagradalsfjall, lava voltou a irromper na superfície.

Einar Hjörleifsson, especialista em riscos naturais do serviço meteorológico islandês, confirmou que houve uma erupção vulcânica em uma rachadura de 100 metros, em Merardalir, por Fagranesfjall. Os especialistas agora avaliam a erupção e o seu nível de risco para implementar os protocolos de segurança, mas um alerta amarelo já foi emitido na área.

A erupção podia ser vista claramente na manhã de hoje na webcam da área, instalada pelo serviço meteorológico da Islândia. Incêndios terrestres eram visíveis a partir das webcams ao vivo na área de Meradalur, vale localizado atrás do Fagradalsfjall. A erupção está na parte ocidental do vale, a cerca de um quilômetro e meio ao Norte de Stóra-Hrút, e ruma para Nordeste e Sudoeste.

O professor de Vulcanologia Þorvaldur Þórðarson disse à televisão islandesa que a erupção é de baixa potência e os jatos de magma provavelmente não são superiores a 50 metros. A Defesa Civil diz que os cientistas estão a caminho do local da erupção com um helicóptero da Guarda Costeira para avaliar a situação. As autoridades pedem que as pessoas sejam cautelosas e evitem a área.

Às 5h32 desta manhã, hora local, um terremoto de magnitude 4,6 foi detectado na parte Leste de Fagradalsfjall. O serviço meteorológico recebeu notificações de que o terremoto foi sentido em Grindavík, Reykjanesbær, na área da capital Reykjavík e em Selfoss.

Fagradalsfjall é um monte de hialoclastita de 385 metros de altura, formada em uma erupção sub-glacial durante a Idade do Gelo. Foi o local de um acidente de avião militar dos Estados Unidos em 1943, que matou 14 pessoas. É um vulcão que há muito estava adormecido no Sudoeste da Islândia, a cerca de 40 quilômetros da capital Reykjavik, até entrar em erupção em 2021.

A atividade no vulcão da Islândia foi caracterizada no ano passado por episódios intermitentes de fontes de magma pulsantes da abertura central, após períodos de efusão calma de lava. Novas aberturas de fissuras se formaram várias vezes desde o começo da erupção em Fagradalsfjall, Islândia, em 19 de março de 2021. Em 2 de maio de 2021, a atividade no vulcão mudou, produzindo enormes fontes de lava, as maiores desde o início da erupção.