Anúncios

O sábado proporcionou belas imagens da erupção do vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, que teve início na noite de sexta-feira perro da capital Reykjavik. 

A erupção é pequena e a atividade vulcânica diminuiu um pouco desde a noite de ontem. A fissura eruptiva é de aproximadamente 500 a 700 metros de comprimento. 


A área de lava tem menos de um quilômetro quadrado. As fontes de lava são pequenas e os fluxos de lava são atualmente um perigo muito local. Trata-se da primeira erupção na Islândia em seis anos. 

A ministra da Justiça da Islândia Áslaug Arna Sigurbjörnsdóttir publicou em sua conta da rede social Twitter uma foto que fez da erupção logo no seu estágio inicial. 

As fotos mais incríveis, contudo, vieram pelo Twitter da empresa aérea islandesa Icelandair.

O fotógrafo Vilhelm Gunnarsson, autor das fotos divulgadas pela Icelandair, divulgou em seu Instagram mais imagens da erupção. 

A empresa informou que “os especialistas descrevem a erupção como pequena e bonita” e acrescentou que “não representa risco para pessoas, propriedades ou tráfego aéreo”. 

Que vulcão é esse?

O Fagradalsfjal está na Península de Reykjanes. A erupção do vulcão começou em torno do Monte Fagradalsfjall, a parte mais ocidental do cume da montanha da Península.

Fagradalsfjall é um monte de hialoclastita de 385 metros de altura, formada em uma erupção sub-glacial durante a Idade do Gelo. Foi o local de um acidente de avião militar dos Estados Unidos em 1943, que matou 14 pessoas.

É um vulcão há muito adormecido no Sudoeste da Islândia, a cerca de 40 quilômetros da capital Reykjavik, disse o Escritório Meteorológico da Islândia. É a primeira erupção em Reykjanes em 800 anos. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A erupção ocorre após milhares de terremotos menores na área nas últimas semanas, com as autoridades se preparando para uma erupção como resultado.

Anúncios