Anúncios

A MetSul alerta que chuva e temporais se deslocam pelo Rio Grande do Sul na noite deste sábado (20) e no começo do domingo (21), acompanhando o deslocamento de uma frente fria. O tempo já mudou em parte do Estado e, como previsto, a frente chegou no final da tarde de hoje pelas áreas de fronteira da Argentina e do Uruguai.

Frente fria chegando em Livramento no final da tarde deste sábado | Marcelo Pinto

Céu pesado em Livramento no final da tarde deste sábado | Marcelo Pinto

Até o final deste sábado, a instabilidade frontal toma conta de grande parte do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul, alcançando até pontos do Centro do Estado.


Imagem dos sensores de raios mostravam no início da noite deste sábado um alinhamento de descargas elétricas entre o Sul e o Oeste do território gaúcho.

A MetSul adverte para o risco de chuva localmente forte e de temporais no Rio Grande do Sul durante a passagem deste sistema. Entre a madrugada e a manhã do domingo, a frente alcança as demais regiões, inclusive a área de Porto Alegre.

Ao se deslocar pelo território gaúcho, a frente traz chuva que, em alguns pontos, será forte a intensa com elevados volumes em curto período.

A máxima atividade frontal deve ocorrer no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho nas próximas horas, o que explica o porquê destas áreas terem uma tendência maior de chuva forte e temporais na atuação do sistema, apesar de não se descartar eventos isolados de chuva e tempestades em outras regiões. A frente tende a perder organização e força ao alcançar a Metade Norte durante este domingo.

O mapa, disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias, mostra a projeção de chuva até o início da segunda, de acordo com o modelo WRF da MetSul em que se observa a tendência de que pontos do Oeste possam registrar acumulados de precipitação tão altos quanto 100 mm a 150 mm em poucas horas, o que pode trazer alagamentos em alguns municípios.


A frente está sendo precedida por ar muito quente. As máximas neste sábado nos vales chegaram a valores de 35ºC a 36ºC. No Jardim Botânico, em Porto Alegre, a máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 33ºC.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Com isso, as condições ficam favoráveis à formação de nuvens carregadas capazes de gerar temporais isolados com vendavais e granizo, em particular no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho. No decorrer do domingo, o tempo começa a melhorar a partir do Oeste e do Sul ao passo que outras regiões ainda terão instabilidade. O tempo não firma, porém, e a segunda-feira reservará mais instabilidade.

Anúncios