Anúncios

Local da erupção atraiu muitos curiosos na Islândia que chegaram a assar marshmallows e cachorro quente na lava do vulcão | Jeremie Richard/AFP

A erupção do vulcão Fagradalsfjall, em Reykjanes, virou local de festa para os islandeses. O vulcão está perto da capital Reykjavik e o acesso não é difícil.

Assim, milhares de curiosos se reuniram ao redor da fissura para se maravilhar com a exibição hipnótica de lava vermelha. Os os mais corajosos chegaram a assar cachorros-quentes e marshmallows sobre as brasas.

Vulcão se transformou em passeio para os islandeses na primeira erupção no país em seis anos | Jeremie Richard/AFP

Um vídeo viralizou na internet de um grupo de jovens jogando vôlei ao lado da torrente de lava do vulcão islandês. 

Cerca de 300.000 metros cúbicos de lava emanaram do solo até agora, de acordo com especialistas.

Erupção pequena 

A erupção do vulcão é relativamente pequena e controlada, de acordo com as autoridades, entretanto a população se delicia com o show da natureza.

Com efeito, a área de lava tem menos de um quilômetro quadrado, conforme a AFP. As fontes de lava são pequenas e os fluxos de lava modestos. A erupção é a primeira na Islândia em seis anos. 

A lava incandescente borbulha e jorra de um pequeno cone no vale Geldingadalur. Então, a lava acumula e lentamente se transforma em um grosso manto negro à medida que esfria.

Que vulcão é esse?

O Fagradalsfjal está na península de Reykjanes. A erupção do vulcão começou em torno do Monte Fagradalsfjall, a parte mais ocidental do cume da montanha da Península.

Fagradalsfjall é um monte de 385 metros de altura, formado em uma erupção sub-glacial durante a Idade do Gelo. Foi o local de um acidente de avião militar dos Estados Unidos em 1943, que matou 14 pessoas.

É um vulcão há muito adormecido no Sudoeste da Islândia, a cerca de 40 quilômetros da capital Reykjavik, disse o Escritório Meteorológico da Islândia. É a primeira erupção em Reykjanes em 800 anos. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, a erupção ocorre começou após milhares de terremotos menores na área. As  autoridades já previam uma erupção como resultado.

Anúncios