Anúncios

Ciclone que atua na costa do Sul do Brasil provocou forte agitação marítima hoje no litoral do Paraná. As ondas de grande tamanho atingiram a orla da praia de Matinhos. O mar ainda apresentou condições de ressaca na orla paranaense.

Forte agitação marítima hoje ns praia de Matinhos | Nosso Litoral/Divulgação

O dia de hoje foi o segundo, com efeito, sob influência de circulação ciclônica no Leste do Sul do Brasil. As nuvens que avançaram do mar para o continente voltaram a trazer chuva isolada para o Leste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre mais uma vez teve chuva isolada, assim como já tinha ocorrido na terça.

As nuvens carregadas que avançaram do mar para terra trouxeram pancadas de chuva ainda no Leste de Santa Catarina. As praias do Sul de Santa Catarina amanheceram sob nuvens pesadas, pancadas de chuva e arco-íris pela mistura com os raios de sol.

Chuva, sol e arco-íris hoje cedo em Balneário Rincão (SC) | Vejaomar

As pancadas se alternam com momentos de sol, tal qual é comum em circulação de umidade por um ciclone. Uma hora o tempo está ensolarado ao passo que momentos após nuvem de maior desenvolvimento isolada traz chuva breve e esparsa.

O ciclone que atua na costa do Sul do Brasil não é intenso, insiste a MetSul. O seu efeito se limita mais a provocar chuva isolada alternada com sol no Leste da região assim como agitação do mar.

Imagem de satélite da circulação ciclônica na tarde de hoje | NOAA/NESDIS

Portanto, não é um evento que oferece maiores riscos, exceto para quem está em alto mar. O vento mais forte justamente sobre mar aberto, e não em terra, é traz o mar agitado na orla.

Ciclone ainda trará sol e chuva

A previsão da MetSul Meteorologia é que a circulação do ciclone persista atuando na Metade Leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ainda nesta quinta e, com chuva ainda mais isolada, na sexta e no sábado. Portanto, o que se viu no dia de ontem e hoje se repetirá.

O Leste gaúcho terá sol e nuvens nesta quinta com momentos de maior nebulosidade e chuva passageira, além de esparsa. A chuva já ocorre entre a madrugada e de manhã em pontos perto da costa. Entre a tarde e a noite atinge mais cidades.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, a MetSul reitera que o ciclone que atua neste momento na costa do Sul do Brasil é absolutamente comum e não tem nada de excepcional. Os ciclones são muito comuns no Atlântico Sul e a frequência tende a aumentar no outono.

Anúncios