
Local da erupção atraiu muitos curiosos na Islândia que chegaram a assar marshmallows e cachorro quente na lava do vulcão | Jeremie Richard/AFP
A erupção do vulcão Fagradalsfjall, em Reykjanes, virou local de festa para os islandeses. O vulcão está perto da capital Reykjavik e o acesso não é difícil.
Assim, milhares de curiosos se reuniram ao redor da fissura para se maravilhar com a exibição hipnótica de lava vermelha. Os os mais corajosos chegaram a assar cachorros-quentes e marshmallows sobre as brasas.

Vulcão se transformou em passeio para os islandeses na primeira erupção no país em seis anos | Jeremie Richard/AFP
Um vídeo viralizou na internet de um grupo de jovens jogando vôlei ao lado da torrente de lava do vulcão islandês.
People casually playing volleyball at the #volcano in #Fagradalsfjall, #Iceland yesterday ?
Mögulega það íslenskasta sem ég hef séð. pic.twitter.com/nU3VeDqziR
— Rut Einarsdóttir (@ruteinars) March 28, 2021
Cerca de 300.000 metros cúbicos de lava emanaram do solo até agora, de acordo com especialistas.
Erupção pequena
A erupção do vulcão é relativamente pequena e controlada, de acordo com as autoridades, entretanto a população se delicia com o show da natureza.
Com efeito, a área de lava tem menos de um quilômetro quadrado, conforme a AFP. As fontes de lava são pequenas e os fluxos de lava modestos. A erupção é a primeira na Islândia em seis anos.
A lava incandescente borbulha e jorra de um pequeno cone no vale Geldingadalur. Então, a lava acumula e lentamente se transforma em um grosso manto negro à medida que esfria.
Que vulcão é esse?
O Fagradalsfjal está na península de Reykjanes. A erupção do vulcão começou em torno do Monte Fagradalsfjall, a parte mais ocidental do cume da montanha da Península.
Fagradalsfjall é um monte de 385 metros de altura, formado em uma erupção sub-glacial durante a Idade do Gelo. Foi o local de um acidente de avião militar dos Estados Unidos em 1943, que matou 14 pessoas.
É um vulcão há muito adormecido no Sudoeste da Islândia, a cerca de 40 quilômetros da capital Reykjavik, disse o Escritório Meteorológico da Islândia. É a primeira erupção em Reykjanes em 800 anos.
Por fim, a erupção ocorre começou após milhares de terremotos menores na área. As autoridades já previam uma erupção como resultado.