Um ciclone bomba violento, um dos mais intensos dos últimos 30 anos na Europa Ocidental, começa a castigar países como França e Inglaterra. A tempestade é tão intensa que gerou alertas vermelhos em muitas áreas com avisos de vento perto de 200 km/h e alto poder de destruição. Há possibilidade de quebra de recordes de vento e de baixa pressção atmosférica.
A tempestade Ciarán gerou alerta em vários países do Oeste da Europa, que se preparavam para vendavais e chuvas fortes em seus litorais do Atlântico a partir da noite desta quarta-feira. Na França, a agência nacional Meteo-France advertiu que a tempestade pode causar ventos de até 170 km/h, principalmente nas costas da Bretanha e Normandia, e ondas de até dez metros. Os departamentos de Finistere, Cotes-d’Armor e Manche, na costa atlântica, estão em alerta vermelho, informou a agência.
No Reino Unido, Kate Marks, representante do Met Office, informou que pode haver “inundações significativas”, e pediu aos motoristas que evitem essas regiões. “Algumas áreas do sul de Gales e do Sudoeste da Inglaterra podem receber 80 mm de chuva”, projetou Dan Suri, do Serviço Nacional de Meteorologia.
Também são esperadas chuvas significativas no Nordeste da Inglaterra, na Escócia e no Leste da Irlanda do Norte nos próximos dois dias. Ciarán chega ao Reino Unido menos de duas semanas depois de a tempestade Babet provocar inundações e deixar cinco mortos.
Na Bélgica, autoridades decretaram alerta laranja para a costa de Flandres e amarelo para o restante do país, e pediram que a população seja cautelosa. As cidades de Bruxelas, Antuérpia e Liège anunciaram o fechamento dos parques a partir da tarde de hoje. Os trens circularão mais lentamente amanhã, e estão previstos atrasos, informou a operadora nacional.
Na Espanha, autoridades de Madri pediram que os motoristas sejam cautelosos ao entrar e sair dos túneis. Também recomendaram que se evite caminhar debaixo de árvores. A agência meteorológica nacional emitiu um alerta de tempestade para as regiões da Galícia, Cantábria e dos Pirineus.
A tempestade Ciarán é um ciclone bomba previsto para se mover pelo Sul da Inglaterra e norte da França a partir da manhã desta quinta-feira. Pode estabelecer um recorde de pressão atmosférica mais baixa registrada na região nos últimos 200 anos. Na tarde de quarta-feira, as rajadas de vento mais fortes, de 140 km/h estavam previstas para ficar logo ao Sul do Reino Unido, no Canal da Mancha.
#StormCiarán is now arriving from the southwest ⚠️
Although there is still some uncertainty in the exact track, the strongest winds will be to the south of the low, with the greatest impacts likely along the south coast 👇 pic.twitter.com/pupLUjxmVp
— Met Office (@metoffice) November 1, 2023
Um ciclone é o termo geral para qualquer tempestade envolvendo ventos girando em torno de uma região de baixa pressão. Um ciclone bomba é o termo para uma tempestade onde a pressão do ar no centro cai muito rapidamente, resultando em uma intensificação rápida ou “explosiva”, à medida que a pressão decrescente produz velocidades de vento mais altas. Especificamente, são tempestades onde a pressão cai 24 milibares (ou hectopascais) ou mais em 24 horas. O termo ciclone bomba é usado apenas para tempestades extratropicais ou de latitudes médias, não para ciclones tropicais, como tempestades tropicais ou furacões.
Modelos numéricos sugerem a possibilidade de uma condição chamada de sting jet em direção ao Canal da Mancha, afetando as costas do Sul do Reino Unido e do Norte da França. Sting Jets são famosos por trazer as tempestades de vento mais intensas na Europa nos meses de outono e inverno, com rajadas de vento máximas atingindo 160 km/h ou mais.
Um sting jet é um núcleo estreito de ventos violentos que se forma dentro dos ciclones extratropicais do Atlântico Norte que se intensificam rapidamente. Isso leva a fortes tempestades de vento em direção à superfície. Estes jatos estão associados às tempestades de vento mais fortes e destrutivas, resultando em ventos violentos com força de furacão com os eventos mais notáveis.
Uma intensa corrente de jato no Atlântico Norte entre a América do Norte e a Europa é decisiva para a formação do ciclone bomba e sua grande intensidade. Efeito de grande diferença de temperatura entre o Canadá e os Estados Unidos. Dentro deste processo, Ciarán se aprofunda rapidamente –ciclogênese explosiva – ou bomba meteorológica.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.