Anúncios

A instabilidade aumenta bastante no Sul do Brasil nesta quinta-feira com chuva nos três estados da região e localmente forte em diversas localidades. O tempo instável vai ser consequência de um centro de baixa pressão que será responsável ainda por um feriado de tempo muito ventoso, em particular no estado gaúcho.

Feriado de tempo chuvoso em grande parte do Sul do Brasil | GILSON ABREU/AEN

De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, o feriado de Finados no Rio Grande do Sul será marcado por muita chuva e forte vento. Uma área de baixa pressão profunda atua sobre o estado nesta quinta antes de dar origem a um ciclone na costa na sexta.

Muitas nuvens cobrem o território gaúcho com chuva em todas as regiões. A chuva em vários pontos será por vezes moderada a forte com risco de pancadas isoladamente torrenciais. Podem ocorrer temporais localizados de vento e queda de granizo.

O que muita gente chama de “Vento de Finados”, o vento do quadrante Leste que costuma soprar nesta época do ano, mais da tarde para a noite, será forte a intenso neste feriado de Finados de 2023, especialmente no Rio Grande do Sul.

Grande parte do estado terá rajadas de 50 km/h a 80 km/h no decorrer desta quinta como efeito do contraste de pressão entre centro de baixa pressão sobre o continente, que dará origem a um ciclone amanhã ao chegar no mar, e uma alta pressão de 1.025 hPa no Atlântico Sul.

A instabilidade nesta quinta aumenta muito também em Santa Catarina e em parte do estado do Paraná. Chove em grande parte dos dois estados. A chuva isoladamente será moderada a forte com raios e trovoadas, não se descartando temporais localizados à medida que se aprofunda a área de baixa pressão atmosférica no Sul do Brasil.

Veja nos mapas abaixo a projeção de precipitação para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira com base no modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) em que se constata como a instabilidade aumenta muito no Sul do Brasil ao longo do feriado.

 

A MetSul reforça o alerta de alto potencial de tempo severo durante o processo de formação do ciclone, a ciclogênese. Temporais devem atingir os três estados do Sul e ainda locais do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil entre esta quinta-feira e a sexta-feira.

A instabilidade maior ocorrerá na sexta-feira, quando a baixa pressão profunda estiver sobre o Rio Grande do Sul e migrando para o oceano, intensificando-se e dando origem ao ciclone. Na sexta, o risco de tempo severo é muito alto no Sul do Brasil.

Nuvens muito carregadas vão trazer chuva torrencial, vendavais localizados e queda de granizo durante a sexta nos três estados do Sul. O pior da instabilidade na sexta vai se dar na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná. Alguns temporais localizados podem ser fortes a severos com danos e não se pode afastar a formação de tornados pela acentuada divergência de vento na atmosfera.

Não se pode descartar a formação de uma linha de instabilidade pré-frontal associada ao ciclone no Sul do Brasil com tempestades fortes a severas no final da quinta e no começo da sexta, o que agravaria o potencial de danos por tempo severo.

A frente fria associada ao ciclone ao avançar para o Norte deve estimular temporais isolados em pontos isolados de muitas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil entre sexta-feira e sábado. Como o ciclone será intenso e vai se formar mais ao Norte que o habitual, perto do Rio Grande do Sul, a frente conseguirá alcançar o Nordeste do Brasil com chuva e temporais até na Bahia.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.