A instabilidade aumenta bastante no Sul do Brasil nesta quinta-feira com chuva nos três estados da região e localmente forte em diversas localidades. O tempo instável vai ser consequência de um centro de baixa pressão que será responsável ainda por um feriado de tempo muito ventoso, em particular no estado gaúcho.
De acordo com o prognóstico da MetSul Meteorologia, o feriado de Finados no Rio Grande do Sul será marcado por muita chuva e forte vento. Uma área de baixa pressão profunda atua sobre o estado nesta quinta antes de dar origem a um ciclone na costa na sexta.
Muitas nuvens cobrem o território gaúcho com chuva em todas as regiões. A chuva em vários pontos será por vezes moderada a forte com risco de pancadas isoladamente torrenciais. Podem ocorrer temporais localizados de vento e queda de granizo.
O que muita gente chama de “Vento de Finados”, o vento do quadrante Leste que costuma soprar nesta época do ano, mais da tarde para a noite, será forte a intenso neste feriado de Finados de 2023, especialmente no Rio Grande do Sul.
Grande parte do estado terá rajadas de 50 km/h a 80 km/h no decorrer desta quinta como efeito do contraste de pressão entre centro de baixa pressão sobre o continente, que dará origem a um ciclone amanhã ao chegar no mar, e uma alta pressão de 1.025 hPa no Atlântico Sul.
A instabilidade nesta quinta aumenta muito também em Santa Catarina e em parte do estado do Paraná. Chove em grande parte dos dois estados. A chuva isoladamente será moderada a forte com raios e trovoadas, não se descartando temporais localizados à medida que se aprofunda a área de baixa pressão atmosférica no Sul do Brasil.
Veja nos mapas abaixo a projeção de precipitação para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira com base no modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) em que se constata como a instabilidade aumenta muito no Sul do Brasil ao longo do feriado.
A MetSul reforça o alerta de alto potencial de tempo severo durante o processo de formação do ciclone, a ciclogênese. Temporais devem atingir os três estados do Sul e ainda locais do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil entre esta quinta-feira e a sexta-feira.
A instabilidade maior ocorrerá na sexta-feira, quando a baixa pressão profunda estiver sobre o Rio Grande do Sul e migrando para o oceano, intensificando-se e dando origem ao ciclone. Na sexta, o risco de tempo severo é muito alto no Sul do Brasil.
Nuvens muito carregadas vão trazer chuva torrencial, vendavais localizados e queda de granizo durante a sexta nos três estados do Sul. O pior da instabilidade na sexta vai se dar na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná. Alguns temporais localizados podem ser fortes a severos com danos e não se pode afastar a formação de tornados pela acentuada divergência de vento na atmosfera.
Não se pode descartar a formação de uma linha de instabilidade pré-frontal associada ao ciclone no Sul do Brasil com tempestades fortes a severas no final da quinta e no começo da sexta, o que agravaria o potencial de danos por tempo severo.
A frente fria associada ao ciclone ao avançar para o Norte deve estimular temporais isolados em pontos isolados de muitas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil entre sexta-feira e sábado. Como o ciclone será intenso e vai se formar mais ao Norte que o habitual, perto do Rio Grande do Sul, a frente conseguirá alcançar o Nordeste do Brasil com chuva e temporais até na Bahia.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.