A fotografia de uma nuvem no Planalto Médio ganhou atenção da mídia no Rio Grande do Sul nas últimas horas que noticiou o que seria um “tornado em fase inicial”. O registro foi feito na manhã de quarta-feira entre os municípios de Passo Fundo e Ernestina, no Norte do estado, durante a passagem de uma frente fria pelo território gaúcho.
Uma moradora de Espumoso viajava para Passo Fundo, e teve a atenção chamada na rodovia pela formação no céu que acreditava pudesse se tratar de um tornado. O céu estava encoberto e o tempo instável pela passagem do sistema frontal associado ao ciclone na costa uruguaia.
A nuvem que aparece na foto não tem qualquer característica de um funil ou de um tornado, na avaliação da MetSul Meteorologia. De fato, não tem nada demais e surpreende que tenha virado notícia. A estrutura da nebulosidade não é a típica de uma nuvem funil (pela sua grande espessura e irregularidade) e sim apresenta características mais de ser uma nuvem escudo (scud cloud).
As nuvens escudo são um tipo de nebulosidade que muitas vezes acaba sendo confundido com tornados, mas que não possui rotação para configurar um. É o tipo de formação que meteorologistas profissionais estão treinados para identificar, mas que acaba compreensivelmente sendo interpretado como funil ou tornado pelo público leigo.
Estas nuvens escudo podem parecer nuvens de funil, mas, na verdade, se formam de maneira muito diferente. Este tipo de nuvem se forma em áreas de aumento da umidade relativa à medida que o ar sobe em uma tempestade. O termo Scud é sigla em Inglês para “Scattered Cumulus Under Deck”.
Embora pareçam ameaçadoras, estas nuvens não produzem tempo severo. A maior diferença entre uma nuvem escudo e uma nuvem funil está na rotação. As nuvens escudo geralmente são destacadas do fundo da tempestade e não giram.
Então, essas nuvens são apenas parte de condensação que não está ligada às camadas mais altas de espessas nuvens de tempestade chamadas de Cumulonimbus. Ocorrem com mais frequência quando o vento frio e úmido encontra o ar quente antes de uma tempestade.
Funis de tornado geralmente são muito definidos enquanto as nuvens escudo geralmente parecem fibrosas. Os tornados giram para baixo a partir da base da nuvem. As nuvens escudo podem aparecer em qualquer parte da corrente descendente (downdraft). Ademais, os tornados se formam na maioria dos casos a partir de nuvens de tempestades enquanto uma nuvem escudo pode se formar sob qualquer chuva ou tempestade.
Não existe, por fim, tornado em estágio inicial. Ou é tornado ou não é tornado. Uma nuvem funil pode levar a um tornado, mas não é tornado. Será apenas uma nuvem funil. Na Argentina, com frequência meios de imprensa noticiam “cola de tornado”, termo que acabou sendo ridicularizado por meteorologistas do país vizinho pela sua imprecisão e por não existir como fenômeno, tal qual não existe “princípio de tornado”.