Vento acima de 100 km/h atingiu a Fronteira Oeste gaúcha na tarde desta terça-feira (16) com a chegada de uma frente fria. O aeroporto da cidade de Paso de los Libres, que faz fronteira com Uruguaiana, registrou rajadas de 109 km/h.
Em Uruguaiana, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia apontou 96 km/h, mas é provável que o vento tenha passado de 100 km/h em outros pontos. Houve transtornos pelo forte vento na cidade do Oeste gaúcho.
As fortes áreas de instabilidade atingiram ainda outros municípios do Oeste como Barra do Quaraí, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul. Também em pontos destas localidades se deu o registro de vendavais.
TEMPO | Temporal em Rosário do Sul no fim da tarde com forte vendaval. Vídeo de Dino Figueiredo. pic.twitter.com/qvm8JJQZVs
— MetSul.com (@metsul) March 17, 2021
Em Quaraí, a estação do Inmet mediu rajadas de 83 km/h, mas é possível que o vento tenha sido mais forte por falha de leitura em um horário.
TEMPO | Temporal no fim da tarde na fronteira de Artigas e Quaraí. Vídeo de @augustonegro. pic.twitter.com/ie8tmcuOa9
— MetSul.com (@metsul) March 16, 2021
Houve estragos em Quaraí. Segundo a NNTV, havia fios caídos na Coronel Pilar, zincos nos postes de luz na Florêncio Ribeiro, e árvores caídas na Praça General Osório. Estrutura de uma farmácia foi levada pelas rajadas de vento, bem como a cobertura de alguns postos de combustível.
A mudança do tempo está associada à chegada de uma frente fria. Como o ar estava muito quente, com máximas de até 38ºC na Fronteira Oeste, a atmosfera se tornou propícia para a ocorrência de temporais com vento forte.
A tendência é que a instabilidade avance nesta noite e madrugada para mais pontos do Rio Grande do Sul. Com isso, o tempo vai mudar em cidades do Centro e do Sul do Estado que ainda registram tempo quente e abafado.
No decorrer desta quarta-feira, a frente fria vai avançar pelo Rio Grande e trazer chuva para todas as regiões, chegando a regiões como, por exemplo, a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. Permanece o risco de chuva localmente forte e de temporais isolados, especialmente no Noroeste e Norte do Estado.
O sistema frontal vai se deslocar ainda por Santa Catarina e o Paraná, afetando mais o Oeste dos dois estados. Também nos territórios catarinense e paranaense há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados.