Vento com rajadas em alguns momentos acompanhava no começo deste sábado o ingresso de uma massa de ar mais frio no Rio Grande do Sul e que trouxe neve na Argentina na quinta e ontem. A madrugada foi ventosa em Porto Alegre à medida que se deu a troca da massa de ar com a fria substituindo a quente e úmida.

O vento soprou moderado com rajadas por vezes mais fortes também no interior. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam a intensificação do vento no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho à medida que o ar frio avançava pelo território gaúcho com velocidades acima de 50 km/h em alguns pontos.

Estações meteorológicas do Inmet indicaram vento de 54 km/h em São Vicente do Sul; 52 km/h em Santana do Livramento; 49 km/h em Uruguaiana e Canguçu, 47 km/h em São Gabriel; e 44 km/h em Capão do Leão. Em Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho, o vento chegou a 40 km/h.

Com o vento acompanhando o ingresso do ar frio, as marcas caíram fortemente nos termômetros e a temperatura já era baixa em muitas cidades do Centro, do Oeste e do Sul gaúcho no final da madrugada deste sábado, último dia do verão. O vento aumentava a sensação de frio nestas regiões.

A temperatura que à meia-noite era elevada para o horário com 25ºC no Aeroporto Salgado Filho entrou em rápido declínio e às 4h da manhã fazia 21ºC e recém chegava o ar frio à área da Capital que terá chuva e, principalmente, garoa em vários momentos neste sábado.

No interior, as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia indicavam às 4h temperatura de 12,4ºC em Livramento; 12,5ºC em Quaraí; 12,7ºC em Canguçu; 12,9ºC em Uruguaiana; 13,0ºC em Caçapava do Sul; 13,3ºC em Bagé; 13,6ºC em Santiago; e 13,9ºC em Jaguarão.

O avanço do ar frio

O ar mais seco e frio toma conta do estado gaúcho neste fim de semana e no começo da semana, trazendo madrugada amenas a frias com tardes agradáveis e típicas de outono logo no começo da nova estação. Parte do Rio Grande do Sul, especialmente o Leste e o Norte gaúcho, ainda tem instabilidade hoje pelo efeito da frente fria e no domingo o Leste gaúcho pode ter chuva isolada, embora o sol apareça, por conta do ar frio costeiro.

A massa de ar frio alcança Curitiba entre o final deste sábado e o começo do domingo, a cidade de São Paulo no decorrer do domingo, e a cidade do Rio de Janeiro na segunda-feira. Veja nos mapas acima a projeção do avanço do ar frio com a anomalia de temperatura em 850 hPa (a 1.500 metros de altitude) projetada para 9h deste sábado, 9h do domingo e 9h de segunda-feira, respectivamente, a partir do modelo norte-americano que pode ser acessado pelo assinante na seção de mapas.

As cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro terão chuva com a chegada da frente fria e da massa de ar frio e se alerta para precipitação volumosa e com risco de transtornos nas capitais paulista e fluminense. Pode chover muito no Litoral Norte de São Paulo e Sul (Costa Verde) do Rio de Janeiro.

Madrugadas de frio no Sul

A massa de ar frio será responsável por uma sequência de madrugadas de temperatura baixa para março no Rio Grande do Sul neste fim de semana e na primeira metade da semana. Regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, a Serra do Sudeste, o Planalto Médio, a Serra do Nordeste e os Aparados devem ter mínimas em algumas madrugadas abaixo dos 10ºC e pontos dos Campos de Cima da Serra poderão registrar entre 5ºC e 7ºC em várias cidades.

A atmosfera vai ficar mais seca e o tempo mais aberto nesta incursão de ar frio no Nordeste gaúcho, diferentemente do começo desta semana, o que vai permitir que desta vez a temperatura caia mais nas cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul entre o Planalto Médio, a Serra e os Aparados.

Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 13ºC (zonas rurais) e 16ºC (ilhas de calor urbano) no começo da semana e as tardes vão ser de temperatura agradável e abaixo da média desta época do ano no fim de semana e no início da semana que vem. Instabilidade no sábado deve contribuir para manter a temperatura baixa, mas o sol predomina nos dias seguintes.