Anúncios

Porto Alegre teve garoa em grande parte do dia com temperatura baixa com a chegada do ar frio | FERNANDO OLIVEIRA

O último dia do verão de 2022 teve clima com cara de inverno em Porto Alegre. A capital gaúcha experimentou céu encoberto com chuva, garoa, vento e temperatura baixa para a época do ano entre a madrugada e o começo da tarde. Ao meio-dia, a temperatura na capital gaúcha era de apenas 17,9ºC.

O sol começou a aparecer entre as nuvens depois das 15h e a temperatura à tarde não passou de 22,7ºC e elevou as marcas nos termômetros. A máxima média histórica de março em Porto Alegre é de 28,2ºC. Assim, a tarde de hoje foi muito mais agradável do que o normal para esta época do ano.


No interior, mesmo nas cidades em que o sol apareceu desde cedo a temperatura não subiu muito e em algumas as máximas sequer bateram em 20ºC. Os termômetros não indicaram mais que 18,9ºC em Canguçu; 19,5ºC em Livramento; 21,3ºC em Caçapava do Sul; 21,7ºC em Quaraí; 22,2ºC em Capão do Leão; 22,3ºC em Alegrete; 22,5ºC em Camaquã; 22,6ºC em Uruguaiana e Rio Grande; e 22,9ºC em São Gabriel.

O sábado de temperatura muito amena a agradável com marcas bem abaixo das médias históricas do mês de março é consequência do ingresso de uma massa de ar frio que ingressou no Rio Grande do Sul entre o final da sexta-feira e o começo do dia de hoje. Esta massa de ar frio, mesmo não sendo intensa, foi responsável por provocar a primeira neve do ano na quinta em Ushuaia, Terra do Fogo, na Argentina.


Mínimas baixas

O sábado começou frio em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registram mínimas de 10,1ºC em Livramento; 10,4ºC em Quaraí; 10,7ºC em Bagé; 10,9ºC em Canguçu; 11,3ºC em Uruguaiana; 11,7ºC em Jaguarão; 12,1ºC em Caçapava do Sul; 13,0ºC em Santiago; e 13,5ºC em Encruzilhada do Sul.

Frio na Argentina

A região da capital argentina teve neste sábado a madrugada mais fria do ano até agora. No Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, a mínima foi de apenas 4,9ºC. Na cidade de Buenos Aires, no Observatório Central de Villa Ortúzar, a mínima observada foi de 8,2ºC. Em La Plata, capital da província de Buenos Aires, os termômetros indicaram 6,4ºC.

No interior da província de Buenos Aires, a temperatura chegou à casa de 0ºC com mínimas de 0,7ºC na cidade de Azul e 0,9ºC em Coronel Suarez. Em Tandil, a mínima desceu a 1,0ºC. Mar del Plata desceu a 2,2ºC. Várias cidades da província anotaram entre 3ºC e 4ºC na madrugada e ao amanhecer.  A menor temperatura na Argentina foi de 4,8ºC abaixo de zero em Rio Grande, na província da Terra do Fogo.

Domingo começa frio em várias regiões gaúchas

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste domingo sob o domínio de ar mais seco e frio. A Metade Oeste, inclusive, deve ter momentos de céu claro ao longo do dia. O tempo, entretanto, não vai estar firme no Estado e algumas regiões vão ter mais um dia com momentos de precipitação fraca.

A massa de ar frio com o seu núcleo sobre o oceano induz instabilidade no Leste e no Nordeste gaúcho, onde o sol chega a aparecer com nuvens em diversas cidades, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. Maior quantidade de nuvens no Nordeste do Estado, entre a Serra, os Vales, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte com registro de períodos de chuva e garoa ao longo do domingo, especialmente entre a madrugada e de manhã, embora ocorram aberturas.

O domingo começa frio em muitas cidades do Rio Grande do Sul com as menores mínimas no Oeste, no Centro, na Campanha, fronteira com o Uruguai e nos Aparados. Cidades da região da Campanha e da fronteira com o Uruguai podem ter mínimas de 8ºC a 10ºC. Grande número de municípios deve amanhecer com 10ºC a 13ºC. A região de São José dos Ausentes também pode ter marcas de um dígito.

A tarde deste domingo será bastante amena e agradável. No Oeste, onde o tempo vai estar mais aberto, as máximas na região de Uruguaiana devem ficar entre 25ºC e 26ºC. Na Grande Porto Alegre, pela nebulosidade e precipitação, não devem passar de 23ºC ou 24ºC em vários pontos. Na Serra, várias cidades sequer devem alcançar os 20ºC.

Anúncios