Anúncios

Sábado de Grenal no Beira-Rio (foto) e último dia do verão terá cara de outono com muitas nuvens, chuva e garoa com queda de temperatura em Porto Alegre | FERNANDO OLIVEIRA/ARQUIVO

O sábado começa com muitas nuvens no Rio Grande do Sul e tempo nublado a encoberto na maioria das regiões, mas o tempo começa a abrir cedo pelo Oeste. A frente fria traz nuvens e chance de instabilidade ainda na Metade Norte e no Leste do Estado. Como o sistema frontal não tem muita atividade, chove e garoa em diferentes cidades destas regiões hoje;

À medida que o ar seco e frio avança, a nebulosidade diminui e o sol aparece no Oeste, no Sul, no Centro e no Noroeste do Estado no decorrer do dia. No Nordeste gaúcho, entretanto, quase todo o sábado será marcado por abundante nebulosidade, chuva e garoa, com melhoria e chance de abertura em alguns municípios no fim da tarde e à noite.


Uma massa de ar frio ingressa no Estado neste último dia do memorável verão de 2022 e traz dia de temperatura bastante amena e agradável, tipicamente outonal. Faz, inclusive, frio cedo da manhã e à noite em cidades do Sul, da Campanha e da fronteira com o Uruguai. Com a chuva em algumas regiões, a temperatura não apenas pouco varia como declina. Vento moderado com ocasionais rajadas acompanha o ingresso do ar frio e reforça a sensação de frio.

Grande Porto Alegre

Sábado de muitas nuvens com predomínio de tempo nublado a encoberto na Grande Porto Alegre. A atuação da frente fria traz instabilidade com chuva e garoa em vários momentos do dia, especialmente na madrugada, manhã e primeira metade da tarde. No fim da tarde e à noite, aberturas podem ocorrer, mas o tempo não firma e ainda há chance de precipitação isolada.


O dia na região metropolitana de Porto Alegre será bastante ameno e outonal. A temperatura entra em declínio com o ingresso de uma massa de ar frio e pouco varia no decorrer do dia. As máximas serão baixas, entre 23ºC e 24ºC, e possivelmente tenham ocorrido no começo deste sábado. As mínimas ocorrem à noite com marcas de 17ºC e 18ºC. O vento sopra fraco a por vezes moderado algumas rajadas pela influência do ar frio.

Previsão do tempo para amanhã

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste domingo sob o domínio de ar mais seco e frio. A Metade Oeste, inclusive, deve ter momentos de céu claro ao longo do dia. O tempo, entretanto, não vai estar firme no Estado e algumas regiões vão ter mais um dia com precipitação.

A massa de ar frio com o seu núcleo sobre o oceano induz instabilidade no Leste e no Nordeste gaúcho, onde o sol chega a aparecer com nuvens em diversas cidades, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. Maior quantidade de nuvens no Nordeste do Estado, entre a Serra, os Vales, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte com registro de períodos de chuva e garoa ao longo do domingo, embora ocorram aberturas.

O domingo começa frio em muitas cidades do Rio Grande do Sul com as menores mínimas no Oeste, no Centro, na Campanha, fronteira com o Uruguai e nos Aparados. Cidades da região da Campanha e da fronteira com o Uruguai podem ter mínimas de 8ºC a 10ºC. Grande número de municípios deve amanhecer com 10ºC a 13ºC. A região de São José dos Ausentes também pode ter marcas de um dígito.

A tarde deste domingo será bastante amena e agradável. No Oeste, onde o tempo vai estar mais aberto, as máximas na região de Uruguaiana devem ficar entre 25ºC e 26ºC. Na Grande Porto Alegre, pela nebulosidade e precipitação, não devem passar de 22ºC ou 23ºC em vários pontos. Na Serra, várias cidades sequer devem alcançar os 20ºC.

Anúncios