A cidade argentina de Ushuaia, na província da Terra do Fogo, na Patagônia, registrou ontem e nas primeiras horas desta sexta-feira queda de neve. Foi a primeira precipitação de neve deste ano na localidade do extremo Sul do continente com temperatura de entre 1ºC e 2ºC. A neve não chegou a ser forte, mas foi o suficiente para encantar os moradores com a chegada do outono antecipada.
#FotoDelDía📷 | Paisaje blanco por la #nieve en #Ushuaia, Tierra del Fuego, esta mañana. ❄☃️
Para las próximas horas se pueden esperar más lluvias y nevadas en la ciudad.
Foto | @JCAnoticias pic.twitter.com/k7QXHPbS0u
— SMN Argentina (@SMN_Argentina) March 17, 2022
#Nieve en Ushuaia ☃️❄️¡Hermoso! https://t.co/cp2oPnaNjz
— SMN Argentina (@SMN_Argentina) March 18, 2022
A MetSul Meteorologia havia antecipado a possibilidade de a neve cair em Ushuaia por conta de um bolsão de ar gelado que estava entre a península antártica e o Sul do continente. Esta massa de ar frio vai alcançar o Brasil neste fim de semana com queda de temperatura em estados do Sul e do Sudeste.
Hoje, os termômetros indicaram mínimas negativas na Patagônia da Argentina. De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), os termômetros indicaram hoje cedo marcas de -2,5ºC em Bariloche, -2,2ºC em Maquinchao, -2,1ºC em Rio Grande, -1,3ºC em El Bolson e ainda -1,0ºC em Esquel. Bariloche tinha tempo aberto na madrugada, o que favoreceu o forte resfriamento.
Esta massa de ar ingressa no Rio Grande do Sul neste sábado, mas em cidades mais ao Sul do território gaúcho a queda da temperatura já deve começar a ser percebida no final desta sexta-feira. O ar mais seco e frio toma conta do estado gaúcho no fim de semana e no começo da semana que vem, trazendo madrugadas amenas a frias com tardes agradáveis e típicas de outono.
O ar frio alcança Curitiba no final do sábado e no começo do domingo, a cidade de São Paulo no domingo, e a cidade do Rio de Janeiro na segunda. Nas três capitais, a chegada da frente fria e do ar frio na retaguarda será acompanhado de chuva que desde já se alerta pode ser volumosa e com transtornos nas capitais paulista e fluminense.
Sempre recordarmos que massas de ar frio nesta época do ano, afinal estamos em março, não costumam trazer frio durante o dia – exceto com tempo instável – e que a temperatura baixa se limita mais ao período noturno com as tardes sendo amenas ou agradáveis. Não é época ainda de fazer frio para se agasalhar muito nem para provocar neve no Sul do Brasil, cuja ocorrência mais precoce documentada até hoje foi na metade de abril em 1999.
A massa de ar frio será responsável por uma sequência de madrugadas de temperatura baixa para março no Rio Grande do Sul no fim de semana e na primeira metade da semana que vem. Regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha, a Serra do Sudeste, o Planalto Médio, a Serra do Nordeste e os Aparados devem ter mínimas em algumas madrugadas abaixo dos 10ºC e pontos dos Campos de Cima da Serra poderão registrar entre 6ºC e 8ºC.
A atmosfera vai ficar mais seca e o tempo mais aberto nesta incursão de ar frio no Nordeste gaúcho, diferentemente do começo desta semana, o que vai permitir que desta vez a temperatura caia mais nas cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul entre o Planalto Médio, a Serra e os Aparados.
Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 13ºC (zonas rurais) e 16ºC (ilhas de calor urbano) no começo da semana e as tardes vão ser de temperatura agradável e abaixo da média desta época do ano no fim de semana e no início da semana que vem. As máximas por dois a três dias seguidos, mesmo com sol, devem ficar entre 23ºC e 25ºC, portanto mais com cara de abril do que março.