Anúncios

Primeira metade da semana terá instabilidade em diversas regiões do Rio Grande do Sul pela atuação de um sistema frontal no estado | ALEX ROCHA/PMPA

O Rio Grande do Sul teve um fim de semana com predomínio do sol. Uma massa de ar quente cobriu o estado com temperatura muitíssimo alta para esta época do ano com máximas altas tanto no sábado quanto neste domingo e que passaram dos 30ºC em diversas localidades.

As máximas do sábado atingiram 32,7ºC em Parobé, 31,5ºC em Taquara e Vera Cruz, 31,4ºC em Santa Cruz do Sul e Campo Bom, 31,0ºC em Três Coroas, 30,6ºC em São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Vera Cruz e Santa Rosa, 30,5ºC em Gravataí e Feliz, 30,4ºC em Colinas, 30,3ºC em Teutônia e 30,1ºC em Estrela.

Neste domingo, as máximas no Rio Grande do Sul alcançaram 32,2ºC em Parobé, 31,3ºC em Vera Cruz, 31,1ºC em Xangri-lá, 31,0ºC em Taquara, 30,8ºC em Três Coroas, 30,6ºC em Venâncio Aires e Colinas, 30,5ºC em Santa Rosa e 30,3ºC em Feliz e Campo Bom.

O calor, entretanto, vai ceder em grande parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira por conta de uma frente fria que chegou ao estado neste domingo e já trouxe queda de temperatura após horas de calor no Sul e no Leste do estado.

A previsão é de muitas nuvens e chuva no decorrer desta segunda-feira em pontos do Oeste, fronteira com o Uruguai e o Sul gaúcho. No Sul, alguns municípios podem ter acumulados apenas hoje perto ou acima de 50 mm com precipitações localmente fortes.

No Leste do estado, incluindo Porto Alegre e área de entono da Lagoa dois Patos, onde haverá muitas nuvens, há chance de garoa ou chuva leve passageira em diferentes pontos no decorrer desta segunda.

O sol aparece com nuvens no Norte e no Noroeste do estado, que seguem sob a influência de ar quente com alta temperatura. No Sul gaúcho e na Campanha, sob influência de ar mais frio e com chuva, a temperatura estará baixa o dia todo com frio mesmo durante a tarde.

O Sul do estado deve concentrar a maior instabilidade no Rio Grande do Sul nesta primeira metade da semana. O mapa acima, disponóvel ao assinante na seção de mapas, mostra a chuva prevista pelo modelo meteorológico europeu para 72 horas até 9h da manhã de quarta.

Como se observa, vários pontos entre a fronteira com o Uruguai, a Campanha e o Sul gaúcho devem ter acumulados de precipitação perto e acima de 50 mm no período com marcas em alguns locais entre 75 mm e 100 mm.

Na faixa central do estado e em diversos locais da Metade Norte, a instabilidade deve chegar apenas na terça ou quarta-feira, conforme a localidade, e os volumes devem ser muito mais baixos que os previstos para o Sul gaúcho.

Em Porto Alegre, embora não seja possível se afastar garoa nesta segunda, a probabilidade de chuva é maior entre a terça e a quarta-feira com a passagem de frente fria associada a um centro de baixa pressão na costa uruguaia, mas modelos numéricos não indicam por ora volumes altos.